Péricles de Mello
www.periclesdemello.com.br
Nascido em Ponta Grossa, Péricles é professor universitário, formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná. Concluiu especialização em Economia Política na Alemanha e é mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  
Foi eleito vereador pela primeira vez em 1988; reeleito em 1992, como o candidato mais votado. Em janeiro de 1995, assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa, sendo reeleito em 1998. Em 2000, se elegeu prefeito de Ponta Grossa. Entre 2005 e 2006 foi designado pelo governo do Estado a compor a diretoria-administrativa da Companhia de Saneamento do Paraná, a Sanepar.

Péricles começou a vida política como líder estudantil e sua militância sempre esteve ligada a movimentos populares. Em 1980, ajudou a construir o Partido dos Trabalhadores no Brasil e no Paraná. Entre suas atividades, desenvolveu planos de urbanização de favelas e ocupações de solo urbano. Atua politicamente para uma melhor distribuição de renda, participação popular e construção da cidadania. Também é um defensor das manifestações culturais no Estado. Em seus dois mandatos anteriores de deputado estadual se destacou pelos projetos nas áreas de Educação, Meio Ambiente, Esporte e Turismo. 
 
ATUAÇÃO NA ASSEMBLEIA
Eleito para o terceiro mandato como deputado do Paraná e representante de Ponta Grossa e da Região dos Campos Gerais, o deputado Péricles de Mello, do PT, chega à Assembleia com novas perspectivas para defender os interesses da população junto ao governo do Estado. Péricles foi vereador por dois mandatos e prefeito de Ponta Grossa.

Na Assembleia, ocupa a presidência da Comissão de Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia, desde 2007. E membro titular das Comissões de Obras Públicas, Transportes e Comunicação e na do Mercosul e Assuntos Internacionais; e suplente nas Comissões de Segurança Pública e na de Indústria, Comércio e Turismo. Também atua na Frente Ampla pela Redução do Pedágio; Frente Parlamentar de Segurança Alimentar; Frente Parlamentar de Economia Solidária; é coordenador da Frente Parlamentar das Comunidades Tradicionais.

O deputado também promoveu audiências públicas para discutir temas relevantes sugeridos por servidores públicos e por sindicatos que representam os trabalhadores de diferentes segmentos da sociedade. Foi assim que Péricles defendeu a implantação do Piso Salarial Nacional do Professores; a integridade do emprego dos trabalhadores do setor da vigilância privada do Paraná; garantiu o direito ao diploma dos alunos que concluíram o Programa de Capacitação para Docentes oferecido pela Faculdade Vizivali/Iesde; teve projeto de lei sancionado para que grandes redes de supermercados não operem postos de combustíveis, garantindo uma concorrência mais leal entre as empresas.

Péricles também participa como delegado na Conferência Nacional da Educação, evento que debate a qualidade da educação básica no Brasil. O deputado também acompanha as audiências públicas da cultura realizadas no Paraná para levar à II Conferência Nacional da Cultura, em março de 2010, em Brasília, as experiência e propostas paranaenses. Propostas que fazem parte do mandato de Péricles, como o do ICMS Cultural, que será apresentado em breve, prevendo incentivo fiscal para os municípios que preservarem o patrimônio cultural ou promoverem ações culturais.

Péricles também debate alternativas para implantação do aterro sanitário de Ponta Grossa, um empreendimento que pode acarretar danos graves ao meio ambiente e, consequentemente, à população da cidade, já que o local, escolhido para a obra, se caracteriza como uma das regiões de grandes belezas naturais. E é em Ponta Grossa e na Região dos Campos Gerais que Péricles também realiza um trabalho especial, atendendo demandas da comunidade, auxiliando prefeitos e vereadores. Assim, trabalha para implementar recursos para a infra-estrutura de Ponta Grossa, sobretudo a pavimentação de bairros, habitação, educação (focando a Universidade Estadual de Ponta Grossa), cultura, preservação do meio ambiente e questões ligadas ao uso da terra.

As ações do mandato também se estendem aos municípios do Litoral do Paraná, na luta por melhores condições de trabalho para a comunidade de pescadores, na garantia dos seus direitos, como o subsídio do óleo diesel; mais liberdade para a prática da pesca artesanal, preservando o meio ambiente; e condições de trabalho para os quiosqueiros das praias. Também tramita na Assembleia projeto de lei que isenta pagamento de taxa do ferryboat para estudantes que desenvolvem projetos e funcionário que estejam a serviço da Universidade Federal do Litoral.

O mandato do deputado ainda leva a municípios e comunidades as novas medidas do governo federal para o ensino público. Para ele a educação brasileira avança com o novo Fundo da Educação Básica, o Fundeb, e com o lançamento do PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação. O deputado destaca ainda que apoiou duas ações relevantes para a Assembleia de reflexos diretos para população do Paraná, com a informatização da base legislativa e implantação da TV Assembleia.

.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria 
    do próprio parlamentar)

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Veja mais notícias de Péricles de Mello
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação