Publicado em 17/11/2017 13:22 > atualizado em 02/05/2024 17:26

Alunos com projetos de lei selecionados no Geração Atitude falam da experiência inédita

Por Trajano Budola

Os 26 alunos da rede pública estadual de ensino que concorrem com projetos de lei no projeto Geração Atitude estarão em Curitiba para uma programação especial na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na quarta-feira que vem (22). Neste dia, após a sessão plenária, será anunciado o grande vencedor do concurso que avalia a melhor proposta de lei apresentada pelos estudantes, numa iniciativa que poderá ser abraçada por um deputado e até mesmo virar lei estadual. Esta etapa do projeto é a chamada Caravana da Cidadania, mais um estimulo à participação social promovida pelo projeto do Legislativo em parceria com o Ministério Público estadual, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, do Tribunal de Justiça e da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado.

Entre as propostas, há muitas que tratam de melhorias na qualidade das escolas onde os jovens estudam ou nas comunidades em que eles vivem. A participação estimulada pelo Guia do Cidadão, cartilha com lições e preceitos de cidadania e política, foi aplicada em debates com os professores, diretores dos colégios, promotores de Justiça. Os selecionados vêm de todas as regiões do Paraná e muitos deles nunca estiveram na capital. Confira abaixo o perfil de alguns desses alunos participantes e os temas que eles abordaram em seus projetos.

Bullying – Um dos selecionados é Douglas Froelich, aluno do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo Helena Kolody, de Cruz Machado, na região Sul do Paraná. Ele tomou conhecimento do Geração Atitude pela professora, junto com os demais alunos da sala. Tudo partiu dos debates do Guia Cidadão, um incentivo à discussão da cidadania e da participação política, publicado para os jovens estudantes da rede pública estadual.

De acordo com Douglas, as conversas sobre bullying sempre foram recorrentes entre os alunos, e a descoberta de que o tema poderia se transformar em um projeto de lei surgiu naturalmente. “Nos empolgamos com a ideias, porque é um problema comum em todas as escolas. Racismo, homofobia, violências e agressões atrapalham muito os alunos. Por isso pensamos que ele deveria ser tratado como política de Estado”, explicou.

Sobre a participação e a vinda à Curitiba, Douglas se diz ansioso. “É uma grande responsabilidade. Estamos até no jornal da cidade, todo mundo entra em contato conosco e meus pais estão muito orgulhosos. Ficamos famosos”, afirma o estudante. Não é a primeira vez que ele vem a Curitiba, onde tem parentes, mas nunca esteve na Assembleia Legislativa. “O Guião do Cidadão nos ajudou muito na iniciativa”, conta.

Libras – Bruna Cândida Santos, de 17 anos, aluna do 3º ano no Colégio Estadual Desembargador Antônio Franco Ferreira da Costa, de Icaraíma, apresentou um projeto que determina a presença de pessoas qualificadas em Libras para ao atendimento a pacientes surdos na rede estadual de saúde. Para ela, a dificuldade que os portadores de deficiência auditiva têm já são muito grandes e é dever do Estado fazer o máximo para melhorar esta condição.

O Geração Atitude foi apresentado a ela por uma professora e empolgou a todos os alunos com as discussões sobre cidadania e participação social. “Ela nos falou do projeto e a turma toda se envolveu. O tema das Libras foi pensado para ultrapassar as barreiras da comunicação. Muitas pessoas chegam aos hospitais sem saber como explicar seus problemas e a iniciativa poderia ser uma saída para isso”, explicou.

Bruna afirma estar animada para vir a Curitiba e conhecer a Assembleia Legislativa, assim como os demais Poderes. “O pessoal de casa, os amigos, todo mundo me parabeniza”, conta. Sobre o Guia Cidadão, a estudante é só elogios. “Nos passa um conhecimento de cidadania e política que com o qual geralmente não temos muito contato. É muito bom conversar com outras pessoas sobre assuntos tão importantes”, afirma.

Propaganda – Aníbal Gabriel Ferreira Tomimitsu apresentou um projeto que autoriza escolas e colégios estaduais a locar parte de suas fachadas e muros para divulgação de empresas e produtos. A proposta surgiu em discussões apresentadas pelo professor de Sociologia do Colégio Estadual Lourdes Alves Mello, de Itaguajé. Foi ele quem levou aos estudantes o Guia do Cidadão.

Aníbal se animou com a possibilidade de que um projeto seu ajude alunos a terem melhores condições de estudo na rede pública paranaense. “Eu pensei nisso em conversas com o diretor, sabendo das dificuldades financeiras que toda rede pública tem. Para mim é uma forma de manutenção do patrimônio público, uma parceria que pode deixar as escolas mais bonitas e mais adequadas”, explica.

O estudante de 16 anos do 2º ano gosta de política e já participou duas vezes do grêmio estudantil. A expectativa de vir a Curitiba conhecer a Assembleia Legislativa e os demais Poderes o anima ainda mais, tudo graças à participação no Geração Atitude. “Vai ser interessante conhecer os deputados, saber como eles trabalham. Estou bem empolgado com a viagem e o resultado da seleção dos projetos de lei”, conta.

Sustentabilidade – Já Rafael dos Santos Scandolara, do Colégio Estadual Reni Correia Gamper, de Manoel Ribas, tomou conhecimento do Geração Atitude e do Guia do Cidadão pelas aulas de Filosofia. A professora apesentou slides do livro e promoveu o tema da sustentabilidade como proposta para que os alunos elaborassem projetos de lei. A turma discutiu o assunto e a iniciativa escolhida foi o reaproveitamento das águas das chuvas, bem como a utilização de painéis solares como forma de economia em prédios públicos.

A energia renovável é uma das bandeiras do projeto que Rafael vai trazer na semana que vem à Assembleia Legislativa. “Os custos para manter as escolas, principalmente, é muito alto. Com sistemas de reuso de água de chuva e painéis solares é possível economizar bastante”, explica o estudante. A ideia surgiu de um grupo de quatro alunos, mas Rafael é quem assina a matéria.

Ele nunca veio a Curitiba antes e está animado para conhecer a Assembleia e os trabalhos dos deputados estaduais. Em casa todo mundo ficou contente com a seleção de seu projeto de lei. E é a primeira vez que ele participa ativamente da política, já que nunca fez parte do grêmio estudantil. “O Guia do Cidadão ajudou muito na formação política dos alunos. São vários temas que envolvem o que vivemos em nosso colégio e nossa cidade”, afirma.

Jovens na política – Guilherme de Melo Sphair, do Colégio Estadual João XXIII, de Mamborê, tomou conhecimento do Geração Atitude e do Guia do Cidadão com a professora de Sociologia, mas foi em um evento promovido pelo Ministério Público da comarca que sentiu que poderia elaborar um bom projeto de lei. A ideia dele é que jovens estudantes tenham cadeiras nos conselhos de políticas públicas estaduais e municipais, com participação direta nas decisões que afetam toda a comunidade.

A programação mobilizou todo o colégio, porém ele foi o único a apresentar iniciativa. “Fiquei muito surpreso com a aceitação dos colegas. A política é um tema que geralmente não empolga a todos, mas todo mundo se envolveu desta vez”, explica. E a iniciativa que ele apresentou rendeu mais do imaginava: Guilherme recebeu até uma moção de congratulações da Câmara Municipal de Mamborê. “Os pais, professores e todo mundo na cidade, que é muito pequena, está muito orgulhoso”, conta.

A expectativa por conhecer a Assembleia Legislativa, o Ministério Público, o Governo do Estado e o Tribunal de Justiça animam ainda mais a vinda do estudante a Curitiba em sua primeira visita à capital. “Já é bom poder viajar, melhor ainda sem ser a turismo, e ainda melhor por conhecer espaços tão importantes para a democracia”, afirma Guilherme.

  • Caravana da Cidadania
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  • Guia do Cidadão
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