Publicado em 22/11/2017 17:31 > atualizado em 03/05/2024 11:12

Assembleia anuncia projeto vencedor do Geração Atitude 2017

Por Trajano Budola

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Ademar Traiano (PSDB), anunciou durante a sessão plenária desta quarta-feira (22) o nome do estudante que produziu o melhor projeto de lei entre os inscritos no projeto Geração Atitude, edição de 2017. O jovem Douglas Froelich, do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo Helena Kolody, de Cruz Machado, foi o vencedor, com uma proposta para combater o bullying nas escolas paranaenses, em campanhas de esclarecimento acerca do problema e debates entre a comunidade escolar.

Douglas veio a Curitiba com a Caravana da Cidadania, uma ação que envolveu 25 núcleos regionais de ensino. Os alunos selecionados para representar seus colégios conhecerem em três dias de visita à capital os prédios que sediam os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além do Ministério Público, parceiros do Geração Atitude. Puderam visitar também alguns dos principais pontos turísticos de Curitiba. “Eu estou muito feliz não só por mim, mas por todos que participaram. O projeto, escrito por mim e mais dois colegas foi supervisionado por nossa professora de Sociologia, Waldirene Metz, com a ajuda do Guia do Cidadão”, explicou o estudante, destacando a apostila confeccionada pelo Legislativo que apresenta os principais conceitos relacionados à cidadania e participação política.

Traiano ressaltou que foram 160 colégios da rede pública que participaram do Geração Atitude enviando 228 projetos de lei para o concurso, dentre os quais 25 foram selecionados para concorrer ao prêmio de melhor proposta. “Nós temos aqui a presença de 25 dos 32 núcleos regionais de educação do Paraná, que trazem os alunos e os professores para o fechamento do projeto neste ano. A vinda dos jovens possibilita um olhar mais apurado sobre os Poderes constituídos no Estado”, afirmou.

O Ministério Público do Paraná, parceiro do projeto Geração Atitude, foi representado na premiação pelo promotor de Justiça Eduardo Cambi. De acordo com ele, os alunos, professores e diretores dos colégios paranaenses podem ser porta-vozes dos debates sobre cidadania e participação em suas comunidades. “Muitos destes jovens vão votar pela primeira vez no ano que vem, como milhares de outros em todo estado. Tenho certeza que esta experiência que vivenciaram na Assembleia, no Tribunal de Justiça, no Ministério Público e no Palácio Iguaçu vai fazer com que eles se tornem mobilizadores, retornando às suas escolas para que sejam cidadãos mais conscientes”, afirmou.

O aluno Guilherme de Melo Sphair, do Colégio Estadual João XXIII, de Mamborê, foi escolhido para falar da tribuna do Plenário da Alep, em nome dos 25 concorrentes. “Além de contribuir para nossa aprendizagem, o Geração Atitude nos proporcionou conhecer os Palácios da Justiça e Iguaçu, a Assembleia Legislativa e o Ministério Público, e a história de cada um deles. Sem o projeto, dificilmente teríamos a oportunidade de vivenciar tudo isto”, afirmou, agradecendo a recepção na Assembleia Legislativa e demais instituições.

Parlamentares – Também da tribuna, o autor do projeto vencedor, Douglas Froelich, agradeceu pelo prêmio recebido das mãos de Ademar Traiano e Eduardo Cambi. Ele foi saudado pelo deputado Professor Lemos (PT), que elogiou a iniciativa e o envolvimento das comunidades escolares. “As nossas escolas e colégios estaduais produzem coisas muito boas, como os projetos que vocês trouxeram aqui para a Assembleia Legislativa”, afirmou.

O deputado Nereu Moura (PMDB) também parabenizou Douglas pelo exemplo que ele deu a todos os estudantes paranaenses. “Dá a oportunidade para os jovens conhecerem como é a vida pública, aprender as funções dos três Poderes”, afirmou. Ainda o deputado Pastor Edson Praczyk (PRB) parabenizou o projeto Geração Atitude. “A intenção é, de forma didática, demonstrar que o Poder Legislativo não é um ente distante da sociedade e que nós parlamentares estamos à disposição de todos”, explicou.

.

• • Confira a seleção de fotos da premiação do Geração Atitude, clicando aqui