Publicado em 13/04/2016 14:13 > atualizado em 03/05/2024 06:17

Aviso de Pauta - Gincana da Cidadania movimenta alunos de Francisco Beltrão nesta quinta-feira (14)

Por Dálie Felberg/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná leva a Gincana da Cidadania até a cidade de Francisco Beltrão, região Sudoeste do Estado, nesta quinta-feira (14). A partir das 8 horas alunos dos Colégios Doutor Virmond Suplicy eProfessor Vicente de Carli serão recebidos pelos estudantes do Colégio Reinaldo Sass, na sede deste último, para uma competição sobre conhecimentos contidos no Guia do Cidadão.  A disputa faz parte do projeto “Geração Atitude” e da gravação do programa de mesmo nome pela TV Assembleia. As atividades têm como objetivo principal estimular o exercício da cidadania entre os alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino.
Gincana – A gincana reúne alunos do Ensino Médio em encontros que serão gravados, editados e exibidos pela TV Assembleia, com 45 minutos de duração. A intenção é promover uma série de debates e gincanas entre as escolas participantes, abordando temas ligados ao Guia do Cidadão e conhecimentos gerais, despertando nos jovens o interesse por temas ligados ao exercício da cidadania.
A Gincana da Cidadania integra o projeto Geração Atitude, uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação (SEED), a Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Paraná (MP-PR).
Dois Vizinhos – Os alunos da rede estadual de Dois Vizinhos participaram da Gincana da Cidadania nesta quarta-feira (13).  Não faltou animação e interação entre os estudantes dos Colégios Leonardo da Vinci, Dois Vizinhos e Monteiro Lobato: todos queriam mostrar o quanto estavam por dentro dos conhecimentos do Guia do Cidadão.
Os vencedores dessa etapa foram os donos da casa, e não faltaram elogios para a Gincana. A aluna Bruna Becchi Borçatto contou como foi:  “Só posso dizer que foi incrível. A cartilha do Guia do Cidadão é completa, a linguagem é de fácil acesso e todos deveriam ler esse conteúdo que faz de nós cidadãos melhores. Ninguém deve perder a chance de participar”.
Papo Cidadão – No pingue-pongue com as autoridades os alunos não perderam tempo para falar sobre assuntos como Lei da Ficha Limpa, maioridade penal, transporte escolar e corrupção.
Quem respondeu muitas perguntas foi o chefe do Núcleo Regional de Educação, Nivaldo José Florentino, que elogiou a iniciativa. “Quero agradecer esse projeto na nossa cidade, fico feliz em saber que ele está passando por todo o Paraná e dizer que estou orgulhoso pelos questionamentos pontuais dos nossos alunos”.
O promotor de Justiça Flávio Caliri Schmidt pode falar sobre o seu trabalho, dia a dia, tudo de acordo com o interesse dos alunos. “Eles estão exercitando a cidadania e isso é muito importante. Acredito que dessa forma eles irão estar melhor preparados para o futuro. Parabéns pela organização, o Geração Atitude está fazendo a diferença na vida desses estudantes”.
Sobre direitos e deveres, a juíza de Direito Micheli Franzoni conversou com os alunos sobre participação. “Nós queremos cidadãos que participem, que pensem no coletivo. E eu faço votos que projetos assim se multipliquem”.
O prefeito de Dois Vizinhos, Raul Isotton, falou sobre a experiência: “Ouvir os jovens é sempre muito positivo e eu me coloco sempre à disposição para ouvir, responder e incentivar a participação. É com jovens e com muita educação que vamos mudar para melhor o nosso país”.

Confira a agenda completa da Gincana:

14/04 - Francisco Beltrão

15/04 - Foz do Iguaçu