Publicado em 07/04/2017 17:46 > atualizado em 29/04/2024 00:47

Cambi faz balanço dos três anos do Geração Atitude no programa Espaço da Cidadania desta sexta-feira (7)

Por Sandra C. Pacheco

O programa Geração Atitude, desenvolvido mediante parceria entre a Assembleia Legislativa do Paraná e o Ministério Público estadual, com apoio da Secretaria de Estado da Educação, do Tribunal de Justiça e da Assessoria Especial para a Juventude do Governo do Estado, é o tema do Espaço da Cidadania que vai ao ar nesta sexta-feira (7), às 21h30, na TV Assembleia. O promotor de Justiça Eduardo Cambi fala ao jornalista Luiz Ribeiro sobre os três anos do programa, durante os quais foram atendidas mais de 300 escolas e 50 mil alunos dos 32 Núcleos de Educação do Paraná.

Cambi adianta que a novidade deste ano são vídeos institucionais produzidos para serem exibidos nas salas de aula, auxiliando os professores na difusão da educação para o exercício da cidadania. Em sua primeira etapa, representantes do Ministério Público estadual vão às escolas ou alunos e professores são convidados a visitar a instituição, para melhor compreender o seu funcionamento. Os temas são aqueles constantes do Guia do Cidadão, cartilha englobando temas que vão desde democracia e politica até eleição e voto. Numa segunda etapa, com a Caravana da Cidadania, cinco escolas são indicadas por cada núcleo de educação para participar do concurso que vai escolher os melhores projetos para mudar o Paraná. O projeto vencedor será encampado pela Assembleia Legislativa e, se aprovado, se tornará lei estadual, sendo sancionada pelo governador. No ano passado essa etapa não se completou devido a greves de professores e a ocupação de escolas. Trabalhos produzidos então poderão ser reapresentados este ano.

Eduardo Cambi enfatiza que se trata de um grande programa de educação para o exercício da cidadania, levando os jovens a um contato maior com as noções de direitos e deveres que regem a vida em sociedade. O objetivo é fazer com que esses estudantes multipliquem o conhecimento obtido e participem de forma mais efetiva das decisões que afetam a todos, seja exercendo com mais propriedade a fiscalização das ações públicas, seja apresentando sugestões ou buscando, por meio do diálogo, o caminho do entendimento.

Com a finalidade de ampliar a integração entre cidadão e poder público, o programa Espaço da Cidadania traz representantes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário para esclarecer como pode se dar essa interação. Faz parte da grade de programação da TV Assembleia, órgão de divulgação do Legislativo estadual, e vai ao ar todas às sextas-feiras, às 21h30, pelo Canal 16 da NET, com reprise os domingos, às 13 horas. Também pode ser acompanhado através do site da Assembleia Legislativa do Paraná.





  • Caravana da Cidadania
  • Confira os vídeos do Geração Atitude
  • Guia do Cidadão
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação