Publicado em 26/08/2016 10:47 > atualizado em 27/04/2024 21:30

Caravana da Cidadania recebe propostas de projetos de lei

Por Jaime S. Martins

Os estudantes do Ensino Médio dos colégios estaduais do Paraná que participam do projeto Geração Atitude têm até o dia 23 de setembro para apresentar as propostas de projeto de lei em mais uma edição da Caravana da Cidadania. Ao final do concurso, previsto para o dia 23 de novembro, os autores dos 32 projetos selecionados por uma comissão julgadora, juntamente com os professores orientadores, vão conhecer o funcionamento da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), do Ministério Público, do Judiciário e do Executivo.

O presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), destaca a importância de despertar nos jovens o interesse pela política. Além do Geração Atitude, Traiano lembra que a Assembleia está de portas abertas para os jovens e que, com frequência, recebe estudantes para conhecer de perto o trabalho dos parlamentares. “É um projeto que visa promover debates e a integração entre o Poder Legislativo, Ministério Público, Judiciário e Executivo para, no final, termos a participação mais ativa de todos”, explicou. “A presença dos alunos e professores nesta Casa acrescenta muito, porque esses debates também contribuem para a mudança de conceitos sobre o Poder Legislativo. Nós só vamos mudar esse país a partir do momento em que todos os cidadãos participem das decisões sobre os temas importantes para a sociedade. Essa consciência política deve começar nos bancos escolares”, afirmou Traiano.

Ajuda – No site da Assembleia Legislativa foi criada uma seção específica para o Geração Atitude, onde os alunos poderão acompanhar todas as etapas do programa e obter orientações para a apresentação dos projetos de lei. Um vídeo apresenta o passo a passo e dicas para a elaboração de um projeto de lei.

Lei – Na edição de 2015, a proposta vencedora da Caravana da Cidadania foi da aluna Ingrid Ribeiro Serafim de Souza, de 17 anos, estudante do Colégio Estadual Itacelina Bittencourt, de Cianorte. A iniciativa tramitou na Assembleia Legislativa, foi aprovada pelos parlamentares e, posteriormente, sancionada pelo governador Beto Richa. A lei proposta pela estudante recebeu o número 18.763/2016 e instituiu o Programa Geração Atitude nas escolas da rede pública paranaense e incluiu a atividade no calendário oficial de eventos do Paraná, no mês de novembro.

Geração Atitude – O Geração Atitude tem o objetivo de apoiar a formação cidadã dos estudantes paranaenses, promovendo a cidadania, a participação política e o protagonismo juvenil. O projeto é desenvolvido pela Assembleia Legislativa em parceria com o Ministério Público estadual, apoiado pela Secretaria de Estado da Educação, pelo Tribunal de Justiça do Paraná e pela Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado.

Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188 ou 4049

  • Caravana da Cidadania
  • Confira os vídeos do Geração Atitude
  • Guia do Cidadão
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação