Publicado em 16/05/2016 15:55 > atualizado em 29/04/2024 03:34

Cianorte recebe a Gincana da Cidadania da Alep nesta terça-feira (17)

Por Dálie Felberg/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná promove a Gincana da Cidadania para os alunos da rede estadual de ensino de Cianorte, nesta terça-feira (17). A disputa, que inclui a avaliação de conhecimentos apresentados no Guia do Cidadão, acontece a partir das 8 horas no Colégio Estadual Cianorte. Estudantes dos colégios Dom Bosco, Itacelina Bittencourt e Primo Manfrinato também devem participar das atividades do “Geração Atitude” e da gravação do programa de mesmo nome, pela TV Assembleia. O encontro tem como objetivo promover o exercício da cidadania entre os alunos do Ensino Médio da rede pública.

Toledo – Nesta segunda-feira (16) a Gincana da Cidadania chegou até os alunos da rede estadual de ensino de Toledo. A disputa aconteceu no Colégio Estadual Luiz Augusto Morais Rego e contou também com a participação dos alunos dos colégios Presidente Castelo Branco e Dario Vellozo.

Os donos da casa saíram vitoriosos depois de disputar ponto a ponto com os concorrentes. Os mais de 100 alunos participantes mostraram que realmente estudaram os conteúdos propostos pelo Guia do Cidadão, e não tiveram problemas em justificar cada resposta durante o game.

Feliz com o resultado, o aluno Maikon Fernandes dos Santos, do Colégio Luiz Augusto Morais Rego, disse que ações como essa incentivam a participação dos jovens na política: “Atividades como a Gincana fazem com que os estudantes queiram estar mais próximos do trabalho de seus representantes, queiram fiscalizar e exercer mesmo a cidadania. E também tem a descontração que é trazida para o ano letivo, envolvendo os alunos em atividades diferentes, para aprender”.

O estudante Kelwin Felipe Antunes Pereira, do Colégio Dario Vellozo, falou da importância de participar das atividades do Geração Atitude: “Essa iniciativa da Assembleia Legislativa ajuda muitos os jovens para serem autoconfiantes, mais críticos e para mostrar que eles podem fazer a diferença nesse processo de desenvolvimento”.

Papo Cidadão – Durante a conversa com autoridades da cidade, os alunos abordaram temas como educação para indígenas e imigrantes, inclusão e acessibilidade. O próprio Geração Atitude, que hoje é Lei no Estado a partir de uma proposição feita por uma aluna (leia mais aqui), foi debatido pelos estudantes.

A secretária municipal da Educação, Tania Elisete de Grande, pode interagir com os alunos e respondeu a muitas perguntas. “É assim que se desenvolve a consciência política. Através desses momentos, dessa troca de ideias. E o Geração Atitude tem cumprido sua meta. Seria ótimo se todos os colégios pudessem participar, não só do projeto, como da Gincana da Cidadania. Parabéns Assembleia Legislativa”.

Quem também participou do “Papo Cidadão” foi o presidente da Câmara Municipal, vereador Ademar Dorfschmidt: “Eu quero parabenizar todos os Poderes envolvidos nesse projeto. É digno de aplausos o trabalho da Assembleia Legislativa. É gratificante ver alunos fazendo projetos de lei, conhecendo o processo. Nós precisamos debater política com os cidadãos desde a escola, e eu fiquei muito realizado com a expectativa de todos. Eles não são só o futuro, como são o presente do nosso país. Espero que esse projeto vá para todo o Brasil”.

O chefe do Núcleo Regional da Educação, Léo Inácio Anchau, falou da proximidade que a Gincana gera entre alunos e autoridades. “Nós percebemos que hoje o Paraná tem sim ótimos projetos para os jovens. Acredito que o Geração Atitude seja um dos mais importantes de que eu participei, porque ele gera oportunidades, gera proximidade e foi uma aula de cidadania para todos nós. É muito bom poder projetar um futuro com a participação de todos, e com esse programa teremos uma sociedade mais informada e participativa”, concluiu.

*Confira a programação da 3ª Etapa da Gincana da Cidadania:

17/05/2016 – Cianorte

18/05/2016 – Paranavaí