Publicado em 02/05/2018 13:38 > atualizado em 02/05/2024 17:25

Geração Atitude começa a percorrer colégios estaduais do Paraná

Por Kharina Guimarães

A democracia, a cidadania e o voto consciente serão alguns dos temas em debate nas escolas estaduais do Paraná nos próximos meses. O “Geração na Escola”, uma das etapas do programa “Geração Atitude”, começa a ser desenvolvido em colégios de todo o estado a partir desta quinta-feira (3). Em Curitiba, as primeiras palestras serão realizadas no Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba – CEEP Boqueirão, a partir das 9h30. O “Geração Atitude” foi instituído em 2015, no início gestão do deputado Ademar Traiano (PSDB) como presidente do Legislativo estadual.

Durante o “Geração na Escola” juízes de Direito, promotores de Justiça, representantes do Poder Legislativo e professores desenvolvem palestras e debates com os alunos no ambiente escolar, utilizando o Guia do Cidadão como base para as discussões. A publicação desenvolvida especialmente para o programa concentra informações sobre temas como Política, Democracia, Eleições, Voto e Cidadania.

O resultado desses debates e também do trabalho desenvolvido em sala de aula pelos educadores servirá de base para que os estudantes, sob a orientação de professores, elaborem propostas de projetos de lei que serão cadastrados para a disputa da última etapa do “Geração Atitude”. As inscrições das propostas já estão abertas e podem ser feitas pelo site http://www.alep.pr.gov.br/geracao_atitude/projetos até o dia 8 de julho. Neste mesmo site é possível acessar a versão online do Guia do Cidadão e todas as instruções do projeto.

Neste ano 320 colégios estaduais já manifestaram interesse em participar do “Geração Atitude”. No entanto, o programa é aberto à participação de qualquer aluno do Ensino Médio dos mais de dois mil colégios da rede estadual de ensino.

Vencedores – Os projetos de lei inscritos serão avaliados por uma comissão composta por integrantes do Legislativo paranaense. Serão 32 projetos escolhidos e os autores dessas propostas, juntamente com o professor orientador, ganharão como prêmio uma viagem à Curitiba, quando poderão conhecer de perto o funcionamento dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e também o Ministério Público do Paraná.

Lei – O projeto vencedor da edição de 2015, apresentado pela estudante Ingrid Ribeiro Serafim de Souza, na época com 16 anos e aluna do Colégio Itacelina Bittencourt, de Cianorte, foi inclusive transformado em lei estadual. A proposta de Ingrid instituiu legalmente o Programa Geração Atitude, como atividade oficial a ser realizada anualmente no Paraná.

Já o projeto vencedor de 2017, que institui o Dia e a Semana de Prevenção e Combate ao Bullying, do estudante Douglas Froelich, de Cruz Machado, também está prestes a se tornar lei no Paraná. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), juntamente com o deputado Schiavinato (PP), apresentaram a proposta que está agora em tramitação no Poder Legislativo.

Geração Atitude – O Geração Atitude foi formalizado em 2015, através da assinatura de convênio reunindo os Poderes Legislativo, Judiciário, Executivo – através da Secretaria de Educação e da Assessoria Especial para Assuntos de Políticas Públicas para a Juventude, e o Ministério Público do Paraná, com a finalidade de incentivar o exercício da cidadania nas escolas públicas da rede estadual, por meio de ações educativas.

Entusiasta da iniciativa, o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano, destacou na ocasião a importância de estimular o debate sobre o funcionamento dos três Poderes e das demais instituições entre os jovens, permitindo-lhes vivenciar de modo crítico o exercício da cidadania e a representação política.

Em agosto de 2017 o projeto recebeu o Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público na categoria “Redução da Corrupção”, disputando com projetos de todo o país durante o 8º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, em Brasília.

Fonte: Alep

  • Caravana da Cidadania
  • Confira os vídeos do Geração Atitude
  • Guia do Cidadão
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação