Publicado em 11/05/2018 17:27 > atualizado em 03/05/2024 16:37

Geração Atitude incentiva jovens a pensarem em soluções para uma sociedade mais cidadã e democrática

Por Kharina Guimarães

Quase 300 alunos do Ensino Médio lotaram o auditório do Colégio Estadual Sagrada Família, em Campo Largo, nesta sexta-feira (11), para participarem de mais uma edição do bate-papo promovido pelo “Geração Atitude”. O programa desenvolvido em parceria pela Assembleia Legislativa do Paraná, Secretaria de Estado da Educação, Assessoria Especial da Juventude do Governo do Paraná, Tribunal de Justiça do Estado e Ministério Público do Paraná incentiva a formação cidadã dos estudantes paranaenses, promovendo a participação social e o protagonismo juvenil. Nesta etapa do programa – o “Geração na Escola” – os estudantes participam de um encontro descontraído e informal com representantes de todas as instituições envolvidas, para aprofundar os conhecimentos sobre cidadania, democracia e voto consciente e para que possam tirar as dúvidas sobre o funcionamento de cada Poder constituído.

Foi com um trecho do Hino Nacional brasileiro, executado antes do início das palestras, que o promotor de Justiça Rodrigo Baptista Braziliano provocou os jovens a assumirem a responsabilidade como cidadãos conscientes de seu papel na sociedade onde vivem. “Verás que um filho teu não foge à luta”, lembrou o representante do Ministério Público estadual, que destacou a necessidade de acabarmos com a passividade diante dos problemas. “A falta de engajamento ainda existe porque a gente fica muito passivo, muito complacente com toda essa situação. Anuindo e conformado com uma situação com a qual a gente não pode se conformar. A gente não pode se conformar com uma escola caindo aos pedaços, com um posto de saúde com uma fila imensa e sem atendimento, ou com os pais tendo que madrugar na porta da escola no começo do ano letivo para conseguirem uma senha para uma possível vaga. A gente passou muito tempo conformado com situações como essas, e é a partir da instigação do jovem que a gente consegue começar a buscar soluções, mas desde que eles passem, de fato, a exercer a cidadania”.

Já a magistrada Carolina Arantes da Conceição Nunes, responsável pela Vara da Infância, Juventude e Família de Campo Largo, destacou em sua participação a importância do voto como uma das formas de exercício da cidadania e do comprometimento dos jovens com a sociedade. “Votar é um aspecto da cidadania dos mais importantes, mas a cidadania não se restringe a isso. Eles podem começar a ser cidadãos antes disso, no momento em que já compreendem a sociedade. Gostei de uma aluna aqui que denunciou o uso de entorpecentes no transporte escolar. Eles já podem fazer esse tipo de denúncia e exercer o seu papel de cidadão. A partir dos 16 anos eles já têm o direito de votar e aí ganha outra dimensão o exercício da cidadania. É importante estimular os nossos jovens a votar. Sem dúvida, na atual conjuntura do nosso país, com a classe política tão desacreditada, a gente precisa de novos rumos, novos integrantes, pessoas que se interessem por isso e participem ativamente do nosso sistema democrático”.

Por mudanças – Interesse em mudar a sociedade e dar destaque aos jovens no processo de construção de um novo país não faltou. Aos 16 anos, a aluna Emanuelle Pereira Dalbo se prepara para o vestibular em uma universidade pública para o curso de Filosofia, mas já sonha lá na frente. “Eu vejo a situação hoje e falta o papel feminino na política. Eu vejo a política no dia a dia, na minha convivência com meu pai e com as outras pessoas. Eu acho necessário que as pessoas parem de ter essa repugnância pela política. É necessário elas criarem gosto e entenderem que elas são seres políticos”, afirmou a jovem, ao declarar o desejo de seguir carreira política.

Inspirados pelos exemplos que conheceram durante o evento e também estimulados pelos professores que têm trabalhado com o “Guia do Cidadão” em sala de aula, alguns alunos já apresentaram as primeiras ideias para disputar a próxima etapa do “Geração Atitude”. O estudante André Coimbra e a turma em que ele estuda têm discutido projetos na área da saúde a partir da experiência que tiveram. “O nosso colega acabou falecendo esse ano por conta da leucemia e a gente poderia muito bem desenvolver um projeto que ajudasse a coletar mais facilmente doadores de medula óssea e de sangue, para amenizar essa situação”. Para André, o “Geração Atitude” está mostrando aos jovens que a política é para todos. “Antes de ter essa visão, a gente pensa que a política é algo que se aplica apenas nos altos poderes. Mas como estudante, a gente começa a perceber que eles dão uma certa atenção para a gente e que a nossa responsabilidade é muito grande”.

Os alunos têm até o dia 8 de julho para inscrever propostas de projetos de lei no site www.alep.pr.gov.br/geracao_atitude. As 32 melhores ideias serão selecionadas para a próxima etapa, a “Caravana da Cidadania”, quando os alunos e professores orientadores visitarão as sedes dos Poderes em Curitiba e poderão defender suas propostas no Plenário do Legislativo. “Os alunos selecionados poderão trabalhar como se fossem deputados estaduais de fato. Estarão em Plenário, vão discutir e defender a sua ideia, o seu projeto, e os demais selecionados vão votar esses projetos para aprovar ou rejeitar. Eu tenho certeza de que o aprendizado será muito maior”, destacou o diretor Legislativo da Assembleia, Dylliardi Alessi, que explicou para os estudantes o funcionamento do Poder Legislativo e os principais pontos que precisam ser seguidos para a construção de um projeto de lei.

Também participaram do encontro o assessor especial da Juventude, Edson Lau Filho, que abordou as funções do Poder Executivo e o papel dos jovens na construção da democracia, e o promotor de Justiça Guilherme de Barros Perini.

[flickr id="72157668856300028"/]

Fonte: Alep