Publicado em 14/04/2016 16:26 > atualizado em 02/05/2024 17:20

Gincana da Cidadania acontece em Foz do Iguaçu nesta sexta-feira (15)

Por Dálie Felberg/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná leva a Gincana da Cidadania até a cidade de Foz do Iguaçu, no extremo Oeste do estado, nesta sexta-feira (15). Os jogos acontecem a partir das 8 horas no Colégio Estadual Jorge Shimmelpfeng. Alunos das escolas Tancredo de Almeida Neves e Presidente Costa e Silva também participam das atividades com provas de conhecimentos sobre o Guia do Cidadão.

A programação faz parte do “Geração Atitude” e da gravação do programa de mesmo nome pela TV Assembleia. As atividades têm como objetivo principal estimular o exercício da cidadania entre os alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino.

Gincana – A gincana reúne alunos do Ensino Médio em encontros que serão gravados, editados e exibidos pela TV Assembleia, com 45 minutos de duração. A intenção é promover uma série de debates e gincanas entre as escolas participantes, abordando temas ligados ao Guia do Cidadão e conhecimentos gerais, despertando nos jovens o interesse por temas ligados ao exercício da cidadania.

A Gincana da Cidadania integra o projeto Geração Atitude, uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação, a Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Paraná (MP-PR).

Francisco Beltrão – Na etapa de Francisco Beltrão, que reuniu mais de 200 participantes nesta quinta-feira (14), os alunos do Colégio Reinaldo Sass, que sediou o evento, levaram a melhor. Os estudantes dos colégios convidados,  Doutor Virmond Suplicy Professor Vicente de Carli, também se superaram nas brincadeiras de mímica e fizeram bonito, mostrando muita bagagem sobre cidadania, direitos e deveres.

Do time vitorioso, Darlana Lopes Bernaski contou sobre a ansiedade de receber a Gincana: “Nós estávamos contando os minutos para poder falar de política, voto, falar sobre o nosso papel como cidadãos em um país democrático. Eu participaria quantas vezes fosse possível”.

Papo Cidadão – Durante a conversa com as autoridades locais foram levantados temas como o funcionamento do Poder Legislativo e do Executivo, como acontecem as votações na Câmara Municipal, problemas na infraestrutura das escolas e ainda sobre o combate à corrupção

O vereador Cleber Fontana falou da importância do jovem estar atualizado, acompanhando os fatos políticos: “Nós, atualmente, passamos por um momento histórico no Brasil, e é bom ver que eles estão interessados. E é para eles que nós, eleitos pela população, trabalhamos e buscamos o melhor”.

Para responder perguntas sobre o sistema de ensino, a chefe do Núcleo Regional de Educação, Leila Giacomelli, também participou da rodada de discussões com os adolescentes. “Eles precisam ser curiosos. E nós queremos eles mais presentes nos núcleos, conscientes de que esse órgão pode ajudar no processo de ensino. Tenho certeza de que eles têm a partir de hoje uma nova visão do núcleo”, disse ela.

Muitos questionamentos também foram endereçados promotor de Justiça Fabrício Trevizan de Almeida. “Eu sempre falo dessa preparação, dessa interação, dessa discussão sobre os Poderes, e é muito bom ver que uns aprendem com os outros. Esses serão os cidadãos que ocuparão cargos públicos, que farão escolhas certas na hora de votar. Esse programa é realmente importante porque nós percebemos que eles querem aprender”.

Confira a agenda completa da Gincana:

15/04 - Foz do Iguaçu

09/05 - Ibaiti