Publicado em 10/05/2016 15:08 > atualizado em 03/05/2024 11:07

Gincana da Cidadania chega a Cornélio Procópio nesta quarta-feira (11)

Por Dálie Felberg/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná leva a Gincana da Cidadania até os alunos da rede estadual de ensino de Cornélio Procópio, nesta quarta-feira (11). O jogo, que inclui conhecimentos apresentados no Guia do Cidadão, acontece a partir das 8 horas na Escola Estadual Alberto Carazzai. Alunos dos Colégios Castro Alves, Monteiro Lobato e Zulmira Marchesi da Silva devem participar das atividades do “Geração Atitude” e da gravação do programa de mesmo nome, pela TV Assembleia. O encontro tem como objetivo promover o exercício da cidadania entre os alunos do Ensino Médio da rede pública.

Jacarezinho – Nesta terça-feira (10) a Gincana da Cidadania aconteceu no Colégio Estadual Luiz Setti, em Jacarezinho. Estudantes dos colégios estaduais Rui Barbosa e José Pavan também participaram da programação. Os alunos abordaram temas considerados difíceis, como quociente eleitoral, e puderam mostrar muito talento na disputa de conhecimentos através do uso da mímica.

Comemorando a vitória do seu colégio, a estudante do Rui Barbosa, Amanda de Oliveira, falou sobre a sua experiência: “ Foi muito interessante estudar o Guia do Cidadão. Acredito que fez toda a diferença, porque é um aprendizado que vou levar para toda a vida. Aconselho que todos os alunos participem e fiquem atentos às etapas da Gincana”.

Papo Cidadão – Os alunos também puderam tirar dúvidas e conversar sobre diversos assuntos com as autoridades presentes na Gincana. Os adolescentes levantaram questões como reformas nas escolas, assistência social, projetos voltados para os jovens e políticas de combate à evasão escolar.

Quem gostou de toda essa movimentação foi o vereador Fabiano Saad: “ Eu quero parabenizar a iniciativa da Assembleia Legislativa de trazer o debate até os jovens, trazer o trabalho do Legislativo para mais perto deles. Nós temos que investir na juventude, dar a eles um direcionamento e motivá-los a questionar, conhecer e assim poder cobrar dos seus representantes”.

O promotor de Justiça Wilson Dornelas comentou a forma como as atividades acontecem nas escolas e a forma como os alunos respondem a esses estímulos. “A Gincana traz a cidadania de forma lúdica, mesmo tratando de temas tão relevantes para todos. Conhecer, saber a função dos Poderes, saber onde procurar seus direitos, saber como tudo acontece é o primeiro passo para uma geração cidadã”, disse.

Quem também respondeu a muitas perguntas foi a chefe do Núcleo de Educação de Jacarezinho, Magda Cristina Souza Nogueira. Ela se disse estimulada com o interesse de todos: “Nós pudemos ver que os jovens adoraram essa aproximação com os Poderes, com todas essas informações. Nós vimos que eles ainda tinham muitas dúvidas e hoje saio daqui feliz com esse resultado, com esse passo tão importante para nossos adolescentes”.

O prefeito da cidade, Sérgio Eduardo de Faria, também participou do bate papo e comentou a importância dessa aproximação. “Eu achei incrível ver esses alunos envolvidos, dedicados nessa cartilha maravilhosa que é o Guia do Cidadão. E esse debate com autoridades, com representantes é muito necessário e precisa ser estimulado. Esse tipo de atividade precisa ser fortalecido. E eu mesmo estou lendo a cartilha, porque todos deveriam reservar um tempo para essa leitura tão importante no exercício da cidadania”, concluiu.

A Gincana da Cidadania integra o projeto Geração Atitude, uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação, a Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Paraná (MP-PR).

Confira a programação da 3ª Etapa da Gincana da Cidadania:

11/05/2016 – Cornélio Procópio

13/05/2016 – Apucarana