Publicado em 04/12/2015 17:05 > atualizado em 05/05/2024 16:33

Mais de 150 alunos da rede pública de ensino de Campo Mourão participam da Gincana da Cidadania

Por Rossano Ribas e Fabrício Binder

A cidade de Campo Mourão recebeu nesta sexta-feira (4) a equipe da TV Assembleia, para a gravação de mais uma etapa da Gincana da Cidadania. A gincana reuniu mais de 150 alunos de dois colégios da rede pública de ensino da região: o Colégio Estadual de Campo Mourão e o Colégio Estadual Professora Ivone Soares Castanharo.

A Gincana da Cidadania faz parte do projeto “Geração Atitude”, que tem como objetivo estimular o exercício da cidadania entre os alunos da rede pública estadual. A Gincana vai percorrer os 32 Núcleos Regionais da Educação em três etapas, envolvendo 100 escolas e cerca de 5000 estudantes de todo o Paraná.

O Colégio Ivone Castanharo saiu na frente da disputa, mas o grupo de alunos do Colégio Campo Mourão virou o jogo e acabou vencendo o certame por um ponto de diferença. Os alunos se enfrentaram em disputas de perguntas e respostas e desafios de mímica, que foram os mais disputados da gincana e acabaram definindo a competição a favor do Colégio Estadual de Campo Mourão.

A estudante Luiza de Lima Olah, aluna do terceiro ano do Colégio de Campo Mourão, ficou nervosa com a sua participação, mas feliz porque no final tudo deu certo. “Conforme a hora da disputa ia chegando foi dando branco, mas quando começou, a equipe conversou, acertou, errou e discutiu, e no final deu tudo certo e saímos vencedores. É uma experiência única na vida da gente participar da Gincana da Cidadania, a torcida ali pertinho, todo mundo mandando energia, alunos de outras turmas e colegas que a gente nunca conversa, alí, torcendo pela gente, foi muito gratificante”, concluiu a aluna.

Rosimeire Aparecida de Caires, chefe do Núcleo Regional de Educação, destacou a importância de realizar atividades lúdicas e educativas nesses encontros. “Os nossos alunos não estão tão alheios às discussões políticas quanto se imagina. Essa atividade demonstrou que os alunos estão atentos às questões próprias da idade deles relacionadas à tecnologia, mas também pudemos observar que a tecnologia está sendo utilizada em favor do conhecimento. Prova disso é a forma como eles interagem e buscam informações sobre todos os assuntos, inclusive política e cidadania. Fica a expectativa de que essa gincana seja somente um início, para que na próxima vez nós tenhamos mais alunos e escolas participando”.

Marcio Berbet, procurador-geral do município de Campo Mourão, acredita que esse envolvimento dos jovens de maneira descontraída com o mundo político fortalece o conhecimento e o sentido de cidadania. “Através desse incentivo da Assembleia a gente traz esse debate para os jovens, criando o interesse pela política e pelas questões que envolvem a sociedade. O político só vai mudar a partir do momento que o cidadão mudar a sua atitude. Estão aqui, quem sabe, os futuros vereadores, deputados, prefeitos e, por que não, um futuro governador do Estado. O envolvimento e o ensinamento desses temas, em específico, enfatiza o questionamento e o debate. Hoje nós vemos por aí muitas pessoas querendo discutir assuntos relacionados à política e cidadania, mas que não têm o mínimo conhecimento sobre o que estão falando”, afirmou o procurador.

Gincana – A gincana envolve alunos do Ensino Médio em encontros que serão gravados, editados e exibidos pela TV Assembleia, com 45 minutos de duração. A intenção é promover uma série de debates e gincanas entre as escolas participantes, abordando temas ligados ao Guia do Cidadão e conhecimentos gerais, despertando nos jovens o interesse por temas ligados ao exercício da cidadania.

A Gincana da Cidadania integra o projeto Geração Atitude, uma parceria entre o Legislativo paranaense, a Secretaria de Estado da Educação (SEED), a Assessoria Especial da Juventude, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Paraná (MP-PR). As próximas etapas dessa primeira fase da Caravana acontecem no dia 7, em Goioerê, no dia 8, em Assis Chateaubriand, e no dia 14, em Paranaguá.

Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188 ou 4049

• Caravana da Cidadania