Publicado em 17/11/2017 13:28 > atualizado em 02/05/2024 17:26

O Paraná vai conhecer nesta semana os vencedores de mais um projeto Geração Atitude

Por Sandra C. Pacheco

Educação, saúde, combate à violência e preservação do meio ambiente estão entre os temas mais abordados nos 26 projetos de lei selecionados dentre os 228 inscritos este ano pelos estudantes de todas as regiões do estado que participam do programa Geração Atitude, desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em parceria com o Ministério Público estadual, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, do Tribunal de Justiça e da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado.

Os 26 autores dos projetos selecionados estarão em Curitiba a partir desta segunda-feira (20), acompanhados pelos professores que orientaram seus trabalhos. Nesta etapa, designada como Caravana da Cidadania, eles terão a oportunidade de visitar e conhecer os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público estadual. Na quarta-feira (22) pela manhã estudantes e professores visitarão alguns dos principais pontos turísticos da Capital, como o Jardim Botânico, a Ópera de Arame e o Museu Oscar Niemeyer; e a partir das 14 horas farão uma visita guiada à Assembleia Legislativa, onde assistirão a uma palestra e terão oportunidade de participar da sessão plenária da Casa.

O melhor projeto de lei, a ser escolhido entre as 26 propostas que venceram a primeira triagem, será divulgada em cerimônia que começa às 18 horas, no Plenarinho do Legislativo, marcando o encerramento da edição 2017 do Geração Atitude. A exemplo do que ocorreu por ocasião da primeira edição, o trabalho vencedor do grande certame ainda tem a chance de se tornar lei, como aconteceu no ano passado com a proposta apresentada por Ingrid Ribeiro Serafim de Souza, então aluna da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Itacelina Bittencourt, em Cianorte.

A ideia por ela defendida gerou o projeto encampado pela Assembleia e posteriormente sancionado pelo governador, tornando permanente o Geração Atitude, como programa oficial para promover a participação social e despertar o interesse dos jovens por temas como Cidadania, Democracia, Política, Eleições, voto consciente e o papel das instituições. Na edição de 2017, o Núcleo campeão na apresentação do maior número de projetos para o Geração Atitude foi justamente o de Cianorte, com 60 trabalhos, seguido de Toledo, com 23, e Ivaiporã, com 19.

Os projetos – Cianorte está presente entre as proposições selecionadas este ano com o trabalho de Leonardo Lourenço Vicentin, aluno do Colégio Estadual Primo Manfrinato, que institui a figura do Jovem Parlamentar Paranaense. A preocupação com as questões ambientais está explícita na proposta apresentada pelo aluno Rafael dos Santos Scandolara, do Colégio Estadual Professora Reni Correia Gamper, em Manoel Ribas, estabelecendo a implantação de sistemas de reaproveitamento das águas das chuvas e painéis solares para a produção de energias renováveis nos prédios públicos.

Ou no trabalho de Thaiza Alves Simões, aluna do Colégio Estadual Emília Buzato, em Campo Magro, instituindo a criação de bancos de sementes orgânicas em todos os municípios. O trabalho de Giulia Victória Cabrera Queiroga, do Colégio Mariano Camilo Paganoto, em Foz do Iguaçu, trata de ações afirmativas no combate à evasão escolar e aos altos índices de criminalidade entre os jovens. Gabriela Cristina de Oliveira, do Colégio Estadual Rui Barbosa, em Jacarezinho, propõe implementar uma lei para resgatar e disseminar a cultura do Paraná dentro dos ambientes educacionais. Estes são apenas alguns exemplos de propostas defendidas pelos estudantes que participam do Geração Atitude, nesta edição de 2017.

O programa – O Geração Atitude foi formalizado em 2015, através da assinatura de convênio reunindo Legislativo, Executivo e Judiciário, com a finalidade de incentivar o exercício da cidadania nas escolas públicas da rede estadual por meio de ações educativas. Entusiasta da iniciativa, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), destacou na ocasião a importância de estimular o debate sobre o funcionamento dos três Poderes e das demais instituições entre os jovens, permitindo-lhes vivenciar de modo crítico o exercício da cidadania e da representação política.

Através do projeto os estudantes do Ensino Médio podem participar de gincanas culturais, palestras e aulas ministradas por professores e promotores de Justiça. Também aprendem a elaborar projetos de lei, emendas e decretos legislativos. Ações específicas, como o Geração na Escola, englobam um conjunto de atividades voltadas à formação cidadã, apoiadas em planos de aula relativos ao exercício da cidadania e que são definidos em linguagem simples e direta através do Guia do Cidadão, cartilha de 68 páginas discorrendo sobre democracia, política, eleições, direito ao voto, entre vários outros temas. A cartilha pode ser acessada por qualquer interessado pelos sites da Assembleia Legislativa e do Ministério Público estadual.

 

Trabalhos selecionados – Confira a seguir a relação dos 25 trabalhos selecionados no Geração Atitude 2017:

 

1 - Projeto instituindo a Semana de Prevenção e Conscientização Ambiental no Colégio Estadual Carlos Drumond de Andrade, de Letícia Rodrigues Pires, aluna do Colégio Estadual Carlos Drumond de Andrade, de Nova Tebas.

 

2 - Projeto dispondo sobre a inserção obrigatória do simulado Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em todas as unidades escolares da rede de ensino público do Ensino Médio no Paraná, de Evandro Silva Brites, aluno do Colégio Estadual do Campo de Alexandra, em Paranaguá.

 

3 - Projeto dispondo sobre ações afirmativas ao abandono escolar e aos altos níveis de criminalidade entre os jovens, de Giulia Victória Cabrera Queiroga, aluna do Colégio Mariano Camilo Paganoto, em Foz do Iguaçu.

 

4 - Projeto instituindo o Dia da Prevenção e Combate ao Bullying com o objetivo de conscientizar e diminuir os casos de bullying dentro das escolas, de Douglas Froelich, aluno do Colégio Estadual do Campo Helena Kolody, de Cruz Machado.

 

5 - Projeto estabelecendo a implantação de sistema de reaproveitamento das águas das chuvas e painéis solares para a produção de energias renováveis nos prédios públicos, de Rafael dos Santos Scandolara, aluno do Colégio Estadual Professora Reni Correia Gamper, de Manoel Ribas.

 

6 - Projeto dispondo sobre o estágio remunerado, de Camila Domingos, aluna do Colégio Estadual Nilo Cairo, de Apucarana.

 

7 - Projeto criando o programa “Profissões: formando cidadão”, com o objetivo de educar para o exercício da cidadania, do aluno Divonzir Guilherme Junior, aluno do Colégio Estadual Vicente Leporace, de Boa Esperança.

 

8 - Projeto implementando lei para resgatar e disseminar a cultura do Paraná dentro dos ambientes educacionais, de Gabriela Cristina de Oliveira, aluna do Colégio Estadual Rui Barbosa, de Jacarezinho.

 

9 - Projeto criando o Programa Estadual de Identificação e Tratamento da Dislexia na rede oficial de ensino, de Maria Eduarda Perigo Rodrigues, aluna da Escola Estadual Guarda Mirim, de Curitiba.

 

10 - Projeto instituindo a criação de bancos de sementes orgânicas em todos os municípios, de Thaiza Alves Simões, do Colégio Estadual Emília Buzato, de Campo Magro.

 

11 - Projeto dispondo sobre a obrigatoriedade de capacitação para produtores rurais do estado do Paraná sobre o uso correto dos agrotóxicos e biocidas, de Guilherme Henrique Malinowski, aluno do Colégio Estadual Wilson Joffre, de Cascavel.

 

12 - Projeto instituindo o programa “Jovem Parlamentar Paranaense”, de Leonardo Lourenço Vicentin, aluno do Colégio Estadual Primo Manfrinato, de Cianorte.

 

13 - Projeto instituindo no estado o projeto “Escrevendo o Futuro”, visando incentivar a importância da leitura para o aprendizado juvenil, de Vanessa Nunes dos Santos, aluna do Colégio Estadual Beatriz Biavati, de Francisco Beltrão.

 

14 - Projeto instituindo a obrigatoriedade da introdução na educação básica estadual de aulas sobre o funcionamento do Código de Proteção e Defesa do Consumidor, de Eduarda de Carvalho, aluna do Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho, de Laranjeiras do Sul.

 

15 - Projeto regulamentando que estabelecimentos residenciais, comerciais e industriais que possuírem sistema de captação e reaproveitamento de água da chuva recebam isenção total ou parcial de impostos, de Laila Mergen, aluna do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, de Toledo.

 

16 - Projeto instituindo a Semana Educacional Gralhinha Azul, que objetiva a conscientização quanto à Declaração Universal dos Direitos dos Animais, de Inaiele Mendes da Luz, aluna do Colégio Estadual Professor João Ricardo Von Borell Du Vernay, de Ponta Grossa.

 

17 - Projeto determinando a obrigatoriedade do ensino de Libras para os agentes da saúde no Estado, de Bruna Cândida dos Santos, aluna do Colégio Estadual Desembargador Antonio Franco Ferreira da Costa, de Icaraíma.

 

18 - Projeto que institui o programa “Escola não combina com Álcool”, que visa prevenir e combater o uso e abuso de álcool entre estudantes, de Julia Eduarda Cardoso Barankiewicz, aluna do Colégio Estadual Olindamir Merlin Claudino, de Fazenda Rio Grande.

 

19 - Projeto estabelecendo que todo aluno que esteja frequentando o terceiro ano do Ensino Médio regular tem direito a fazer visitas a empresas, indústrias e faculdades, de Victor Gudoski, aluno do Colégio Estadual de Dois Vizinhos, de Dois Vizinhos.

 

20 - Projeto obrigando o Governo do Estado a disponibilizar o Livro Didático Público em formato digital, de Nathali Santos Dias, aluna do Colégio Estadual Presidente Vargas, de Telêmaco Borba.

 

21 - Projeto autorizando os estabelecimentos de ensino públicos estaduais da Educação Básica do Estado a locarem parte da fachada de seus muros para divulgação de propagandas de empresas e produtos, de Aníbal Gabriel Ferreira Tomimitsu, aluno do Colégio Estadual Lourdes Alves Melo, de Itaguajé.

 

22 - Projeto dispondo sobre a participação de jovens estudantes nos Conselhos de Políticas Públicas Estaduais e Municipais, de Guilherme de Melo Sphair, aluno do Colégio Estadual João XXIII, de Mamborê.

 

23 - Projeto dispondo sobre a inclusão do inciso XX ao parágrafo 1º do artigo 27, capítulo V, da Constituição Estadual, que trata do Meio Ambiente, de Luiz Gustavo de Oliveira Nascimento, aluno do Colégio Estadual Júlia Wanderley, de Jaboti.

 

24 - Projeto dispondo sobre a necessidade de orientadores educacionais nas escolas públicas estaduais com o objetivo de elucidar e esclarecer os discentes sobre a dinâmica do mundo do trabalho e, sobretudo, sobre os desafios da juventude brasileira no mundo contemporâneo, de Larissa Langaro da Silva, aluna do Colégio Estadual Albino Feijó Sanches, de Londrina.

 

25 - Projeto estabelecendo a necessidade de Curso Básico de Primeiros Socorros aos alunos do Ensino Médio, de Vítor Luiz Januário, aluno do Colégio Estadual Nilo Peçanha, de Jaguariaíva.     

 

26 -  Projeto que prevê a preservação de nascentes, de Valquíria Rosa Schinemann, aluna do Colégio Estadual Professores Edvaldo e Maria Janete Carneiro, de Turvo.

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