Publicado em 26/11/2016 15:00 > atualizado em 29/04/2024 02:40

Participação da Alep durante encontro de Escolas do Legislativo ainda repercute

Por Luiz Alberto Pena

A participação da Assembleia Legislativa do Paraná no XVIII Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, em Natal, no Rio Grande do Norte, na última semana, também foi destaque em diversos veículos de comunicação, que registraram a repercussão positiva alcançada pelos projetos inovadores do Legislativo paranaense naquele evento nacional, como aqueles ligados à Escola do Legislativo da Alep, que em setembro último completou apenas o seu primeiro ano de funcionamento. Nada menos que vinte estados brasileiros se fizeram representar no encontro, e diretores de outras Escolas do Legislativo já adiantaram que pretendem reproduzir ações da Assembleia do Paraná em seus domínios, tomando por modelo projetos bem-sucedidos como o “Geração Atitude” e o “Assembleia no Enem”, entre outros.

Os projetos foram apresentados em Natal pelo diretor Legislativo da Alep, Dylliardi Alessi; pela jornalista Kátia Chagas, diretora de Comunicação; e pela coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo, Roberta Picussa. Kátia Chagas lembrou que o Geração Atitude e o Assembleia no Enem são projetos que envolvem os alunos do ensino médio das escolas estaduais do Paraná e levam conhecimento sobre o funcionamento dos Poderes constituídos, motivando a participação dos jovens na vida pública. “Essa é a linha de trabalho definida pelo presidente Ademar Traiano na Alep e estamos seguindo essa orientação, criando programas para diferentes públicos”, acrescentou. A jornalista destacou que com a parceria do Ministério Público estadual e do Governo do Estado, o Legislativo paranaense está presente em 160 escolas públicas do Paraná, levando conhecimento a cerca de cinco mil alunos, que estudam os conteúdos do Guia do Cidadão, uma publicação da Alep sobre as funções e o funcionamento dos Poderes, o sistema eleitoral e a importância do voto. Enquanto ela fazia a exposição, exemplares do Guia eram distribuídos entre os presentes. “Os diretores de Escolas quiseram levar o material e vários pediram ajuda para implantar o programa em seus estados. É uma honra ver que os nossos programas para jovens despertam o interesse e motivam outras Assembleias Legislativas a seguir os mesmos passos”, comemora.

Dylliardi Alessi, diretor Legislativo, discorreu especialmente sobre as atividades da Escola do Legislativo, fazendo um balanço das atividades que trouxeram ao Plenário da Alep palestrantes como os ministros Edson Fachin e Francisco Rezek, ou juristas como o renomado administrativista Marçal Justen Filho, sem qualquer custo para a Assembleia do Paraná. “Extrapolamos a função básica da Escola, que é capacitar servidores públicos, e ampliamos a área de atuação para trazer para dentro da Assembleia a população de forma geral, oferecendo cursos gratuitos e atraindo as pessoas para mais perto da vida pública”, resumiu.

“Ficamos surpresos com a qualidade das ações da Assembleia do Paraná, que podem ser aproveitadas pelas escolas de todos os estados aqui representados”, reconheceu Helder Rebouças, diretor executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e ex-diretor-geral do Senado. Carlos Russo, diretor da Escola da Assembleia do Rio Grande do Norte, confirmou que pretende implementar de imediato alguns projetos, como o Geração Atitude. Já Florian Madruga, presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, disse que o Paraná será presença obrigatória nos próximos eventos nacionais da entidade: “Queremos ouvir as boas práticas e trocar experiências”.

 

Confira mais detalhes nos links a seguir: 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188 ou 4049

  • Caravana da Cidadania
  • Confira os vídeos do Geração Atitude
  • Guia do Cidadão
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação