Publicado em 28/07/2017 17:43 > atualizado em 26/04/2024 15:43

Participantes do Geração Atitude cadastrarão seus projetos de lei pela internet

Por Sandra C. Pacheco

Uma novidade espera pelos estudantes que pretendem participar este ano do “Geração Atitude”, projeto desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná em parceria com o Ministério Público estadual e com o apoio da Secretaria de Estado de Educação, do Tribunal de Justiça e da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado: não será mais necessário elaborar as sugestões de projeto de lei a serem encaminhadas aos Núcleos Regionais de Educação em papel, como ocorreu no ano passado. Um cadastro online acrescentado ao site da Alep vai permitir que isso seja feito diretamente pela internet.

Basta clicar na opção “Destaques”, no alto e à direita na página inicial do site (http://www.alep.pr.gov.br/), escolhendo em seguida o link “Geração Atitude”. Ali o interessado vai encontrar o “Cadastre seu projeto”, com as instruções necessárias para tanto. Além da economia de papel, a medida visa tornar mais simples e ágil todo o processo de inscrição dos trabalhos, estimulando, desta forma, uma maior participação de estudantes e professores. Conforme o promotor de Justiça Eduardo Cambi, um dos coordenadores do programa, as atividades já foram iniciadas, com ampla divulgação por parte da Secretaria de Estado da Educação em suas atividades cotidianas. Durante os meses de agosto e setembro os promotores designados farão visitas às escolas, e as atividades da “Caravana da Cidadania” estão previstas para o mês de novembro.

Como funciona – O programa Geração Atitude foi oficialmente formalizado em 2015, quando foi assinado convênio reunindo Legislativo, Executivo e Judiciário com a finalidade de incentivar o exercício da cidadania nas escolas públicas da rede estadual, por meio de ações educativas.

Na ocasião, o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), destacou a importância da iniciativa, que visa levar às escolas o debate sobre o funcionamento dos três Poderes e das demais instituições, estimulando alunos do Ensino Médio e Técnico a vivenciar, de modo crítico, o exercício da cidadania e da representação poltica. E manifestou sua esperança de que “no futuro, esses jovens se tornem governantes de suas cidades, lideranças de nosso estado”.

Através do “Geração Atitude”, estudantes de Ensino Médio e Técnico podem participar de gincanas culturais, palestras e aulas ministradas por professores e promotores sobre o funcionamento dos Poderes. Também aprendem a elaborar projetos de lei, emendas e decretos legislativos. As melhores sugestões de projetos são selecionadas e seus autores participam da “Caravana da Cidadania”, com visitas guiadas às sedes dos Poderes no estado e ao Ministério Público, onde assistem palestras abordando as questões que norteiam o projeto.

A iniciativa contempla ainda ações específicas, como o  “Geração na Escola”, que engloba um conjunto de atividades realizadas por professores e promotores de Justiça na formação cidadã dos alunos, apoiadas em planos de aula relativos ao exercício da cidadania e que são definidos, em linguagem simples e direta, através do Guia do Cidadão, cartilha composta por 68 páginas que trata, entre outros assuntos, de democracia, política, eleições, direito ao voto e cidadania, e que pode ser acessada pelos sites da Assembleia e do Ministério Público.

Outra fase é a “Caravana da Cidadania”, voltada para o desenvolvimento de um concurso para selecionar os melhores trabalhos apresentados, e que contempla os alunos selecionados com uma viagem à Curitiba, onde têm a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do Executivo, do Legislativo, do Judiciário e do Ministério Público. A TV Assembleia, órgão de divulgação do Legislativo estadual, acompanha as atividades do programa nas escolas de todo o Paraná e divulga as ações relacionadas ao “Geração Atitude”.

  • Caravana da Cidadania
  • Confira os vídeos do Geração Atitude
  • Guia do Cidadão
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação