Publicado em 12/05/2016 11:13 > atualizado em 02/05/2024 17:21

Prefeito Alexandre Kireeff elogia participação dos estudantes de Londrina

Por Dálie Felberg/Alep

O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, participou das atividades da Gincana da Cidadania que a Assembleia Legislativa do Paraná levou à sua cidade nesta quinta-feira (12), debatendo com os estudantes, respondendo a questionamentos e levando um “Papo Cidadão” com os jovens, ao lado da vice-presidente da Câmara Municipal, Elza Correia; do juiz de Direito Leonardo Delfino Cesar; e da chefe do Núcleo Regional de Educação, Lúcia Aparecida Cortez Martins. “É uma geração que vem com uma abordagem mais comprometida com a sociedade. Achei os questionamentos muito oportunos, pontuais. Uma moçada que tem muito para contribuir para um mundo melhor”, avaliou o prefeito.

A Gincana da Cidadania com os alunos explorou basicamente conhecimentos apresentados no Guia do Cidadão e que se desenvolveram no Centro Estadual Educacional Professora Maria R. Castaldi. Alunos dos colégios João Sampaio, Professora Adélia Dionísio Barbosa e Professor Carlos Augusto Mungo Genez também participaram das atividades do “Geração Atitude” e da gravação do programa de mesmo nome, pela TV Assembleia.

Mais de 200 alunos participaram, compartilhando aprendizados e exercitando tudo que foi estudado até o momento sobre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Em meio a muita torcida e disputas, os donos da casa – alunos do Colégio Padre Anchieta – levaram a melhor e saíram vencedores dessa etapa.

Surpresa e feliz com o primeiro lugar da sua escola, a aluna Suzani Tsuru contou como foi essa interação: “Felizmente a minha turma ganhou. Mas todos devem participar porque é algo divertido, interessante. Foi incrível para mim”. Estudante do Colégio Professora Adélia Dionísio Barbosa, Gabriel Cordeiro não se importou com o fato de o seu grupo não ter conquistado a vitória. “Eu acho fundamental que todos tenham esse contato com a política e com a cidadania. Todos devem estudar mais, sair um pouco da sala de aula. Essa gincana realmente beneficia a todos nesse sentido”.

Papo Cidadão – Não faltaram assuntos e debates para os alunos discutirem com as autoridades locais presentes na Gincana. Eles falaram sobre reeleição, questões pontuais sobre as escolas, o trabalho do Judiciário e de como ele pode auxiliar o cidadão no dia a dia na exigência dos seus direitos.

A vereadora Elza Correia respondeu muitos questionamentos e falou da importância dessa proximidade: “ Essa oportunidade é muito rica. Momentos como esse fazem toda a diferença na formação desses jovens, e eles precisam saber que eles têm toda a responsabilidade sobre o nosso país. Os representantes dos Poderes precisam mesmo vir até as escolas, as pessoas precisam conhecer e estar próximas dos Poderes. Só assim poderão escolher bons representantes e mudar o cenário político”.

A chefe do Núcleo de Educação, Lúcia Cortez, também elogiou o trabalho: “Os nossos adolescentes estão inteirados e com vontade de participar. E o nosso papel é levar a reflexão, incentivar o conhecimento e o protagonismo”.

Apucarana – Nesta sexta-feira (13) a Assembleia Legislativa leva a Gincana da Cidadania até os alunos da rede estadual de ensino de Apucarana. A disputa, que inclui perguntas e respostas sobre o Guia do Cidadão, acontece a partir das 8 horas no Colégio Padre José de Anchieta. Os alunos do Colégio Estadual Tadashi Enomoto também devem participar das atividades do “Geração Atitude” e da gravação do programa de mesmo nome, pela TV Assembleia.

Confira a programação da 3ª Etapa da Gincana da Cidadania:

16/05/2016 – Toledo

17/05/2016 – Cianorte