Publicado em 18/11/2016 14:48 > atualizado em 21/04/2024 11:37

Programas inovadores da Alep são apresentados em Congresso Nacional das Escolas do Legislativo

Por Diretoria de Comunicação

Os programas inovadores da Assembleia Legislativa do Paraná foram os destaques no XVIII Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, realizado em Natal (RN). O diretor da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi, e a diretora de Comunicação, Kátia Chagas, foram convidados para apresentar os programas ligados à Escola, que completou um ano de funcionamento. Na palestra realizada na sexta-feira (18), os diretores falaram do Parlamento Universitário, do Geração Atitude e da Assembleia no Enem. A solenidade contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa potiguar, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), e representantes de 20 estados. Os programas do Paraná chamaram a atenção dos outros estados e diretores de outras Escolas do Legislativo manifestaram interesse em copiar as iniciativas que estão se tornando modelo para o país. O diretor da Escola do Legislativo do Paraná, Dylliardi Alessi, apresentou um vídeo e detalhou a criação do Parlamento Universitário.

Numa parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), estudantes de Direito vivenciaram por uma semana a experiência de ser deputado estadual. Segundo Alessi, que também é diretor Legislativo da Alep, os alunos participaram de todas as etapas, como a sessão preparatória de posse dos deputados, eleição da Mesa Executiva, composição de comissões, sessões plenárias, formação das lideranças dos partidos, apresentação e votação de projetos. "Eles simularam todas as atividades dos deputados. Foi um evento completo, com o processo legislativo exatamente igual ao Parlamento de verdade", comparou o diretor. O resultado positivo dessa experiência, segundo Dylliardi Alessi, foi comprovado pelas entrevistas dos estudantes na imprensa e manifestações nas redes sociais. "Percebemos que eles saíram com uma nova visão sobre a Assembleia Legislativa.

Muitos concluíram que é difícil ser deputado pelo grande número de atribuições, necessidade de articulações políticas e restrições legais na apresentação de projetos. Ao mesmo tempo, conseguimos despertar neles o gosto pela vida pública e a participação na política. Vários acadêmicos querem disputar eleições", explicou Alessi. "Essa aproximação do Legislativo com o cidadão é exatamente o objetivo do presidente da Assembleia, Ademar Traiano. E nessa linha de ação, o papel da Escola do Legislativo é fundamental", completou.
Palestras e cursos - Em sua participação no Congresso, Dylliardi Alessi também fez um resumo das atividades do primeiro ano de funcionamento da Escola do Legislativo. Citou as palestras do ex-ministro Francisco Rezek, e do ministro do STF Edson Fachin, do jurista Marçal Justen Filho, o projeto Eleições Limpas, o seminário Poder Legislativo e a Democracia Contemporânea, a formação de defensores públicos e o curso sobre Orçamento Público. "Extrapolamos a função básica da Escola, que é capacitar servidores públicos, e ampliamos a área de atuação para trazer para dentro da Assembleia a população de forma geral, oferecendo cursos gratuitos e atraindo as pessoas para mais perto da vida pública", disse Dylliardi Alessi.

Geração Atitude e Enem - A diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná, Kátia Chagas, relatou aos participantes do Congresso os resultados de dois programas inéditos no país: Geração Atitude e Assembleia no Enem. "São projetos que envolvem os alunos do ensino médio das escolas estaduais do Paraná e levam conhecimento sobre o funcionamento dos Poderes. Jovens de 14 a 18 anos são motivados a participar da vida pública", explicou. "Essa é a linha de trabalho definida pelo presidente Ademar Traiano e estamos seguindo essa orientação, criando programas para diferentes públicos", emendou. Segundo Kátia Chagas, através de uma parceria com o Ministério Público e o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa está presente em 160 escolas públicas do Paraná e leva conhecimento a 5 mil alunos. A diretora explicou que os jovens estudam os conteúdos do Guia do Cidadão, uma publicação da Alep sobre as funções dos Poderes, sistema eleitoral e a importância do voto. Durante a palestra, foram distribuídos exemplares do Guia do Cidadão. "Os diretores de Escolas quiseram levar o material e vários pediram ajuda para implantar o programa em seus estados. É uma honra ver que os nossos programas para jovens despertam o interesse e motivam outras assembleias legislativas a seguir os mesmos passos", comemorou a diretora.

Outro projeto que chamou a atenção no Congresso foi a Assembleia no Enem. Mais de 400 aulas preparatórias para o Enem e vestibulares são transmitidas pela TV Assembleia e pela internet. O Plenário da Assembleia abrigou aulões preparatórios com mais de 500 estudantes e foi lançado o 1º Concurso de Redação da Alep, que reuniu 50 mil alunos.

Debatedores e participantes pediram a palavra para destacar as iniciativas da Alep . "Ficamos surpresos com a qualidade das ações da Assembleia do Paraná, que podem ser aproveitadas pelas escolas de todos os estados aqui representados", disse Helder Rebouças, diretor executivo do Instituto Legislativo Brasileiro - ILB e ex diretor-geral do Senado.

O diretor da Escola da Assembleia do Rio Grande do Norte, Carlos Russo, disse que tem interesse em implantar de imediato alguns projetos, como o Geração Atitude. Para Florian Madruga, presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, a presença do Paraná será obrigatória nos próximos eventos nacionais. "Queremos ouvir as boas práticas e trocar experiências".

Confira mais a respeito no Blog do Tupan.
  • Caravana da Cidadania
  • Confira os vídeos do Geração Atitude
  • Guia do Cidadão
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação