Publicado em 01/09/2017 16:53 > atualizado em 02/05/2024 17:26

Projeto Geração Atitude 2017 será lançado na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (4)

Por Kharina Guimarães

A construção de uma sociedade cada vez mais democrática e igualitária tem como agente principal o cidadão. O exercício da cidadania faz de cada indivíduo o protagonista de suas escolhas e ações, seja em casa, na comunidade onde vive ou, até mesmo, na escola. É justamente em sala de aula que centenas de jovens têm o primeiro contato com temas como cidadania, democracia e voto consciente por meio do “Projeto Geração Atitude”. A edição 2017 da iniciativa será lançada nesta segunda-feira (4), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, a partir das 14h30.

Além dos deputados estaduais, participam da solenidade o procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia; o promotor de Justiça Eduardo Cambi, coordenador do projeto no Ministério Público do Paraná; o diretor-geral da Casa Civil Wellington Dalmaz; a superintendente da Educação Ines Carnieletto; e o assessor especial para Assuntos de Políticas Públicas para a Juventude, Edson Lau Filho.

Criado em 2015, o “Geração Atitude” é uma das iniciativas implantadas pela Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná para estimular a participação dos jovens na política e aproximá-los do Poder Legislativo. “Consideramos essencial incentivar a cidadania e trazer os jovens para dentro da Assembleia. É uma demonstração de que há espaço para práticas que incentivem a participação popular e a contribuição direta do cidadão na gestão pública”, ressalta o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB).

O projeto promove a formação cidadã de estudantes paranaenses, estimulando o protagonismo juvenil. Este ano, as atividades são desenvolvidas em 160 escolas públicas de ensino médio nos 32 Núcleos Regionais de Educação espalhados em todo o estado. A primeira fase, “Geração na Escola”, segue até o fim do mês com atividades dentro das escolas, com a participação de professores, promotores de justiça, juízes, prefeitos e vereadores. Como material de apoio, a Diretoria de Comunicação do Legislativo produziu o Guia do Cidadão. A cartilha tem informações sobre todos os temas trabalhados no projeto e também explica a função de cada um dos poderes constituídos.

Na sequência, a “Caravana da Cidadania” seleciona as melhores propostas de projetos de lei elaboradas pelos estudantes. Pela primeira vez, o material será encaminhado de forma digital, através do site da Assembleia. Além de sustentável, o uso da tecnologia vai facilitar o acesso de mais estudantes.

Premiação – O “Geração Atitude” foi um dos ganhadores do Prêmio CNMP 2017, durante o 8º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público realizada no mês passado. O projeto ficou na segunda colocação na categoria “Redução da Corrupção”.

O “Geração Atitude” é uma parceria da Assembleia Legislativa do Paraná com o Ministério Público do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação, o Tribunal de Justiça do Paraná e a Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado.

• Caravana da Cidadania
  • Confira os vídeos do Geração Atitude