Publicado em 04/08/2017 11:28 > atualizado em 26/04/2024 13:39

Projeto Geração Atitude, desenvolvido pela Alep, é premiado pelo Conselho Nacional do Ministério Público

Por Jaime S. Martins

O projeto Geração Atitude, desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), recebeu na quarta-feira (2) o Prêmio CNMP 2017, durante o 8º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público em Brasília. O Geração Atitude foi premiado na categoria “Redução da Corrupção”, classificado em segundo lugar, disputando com projetos de todo o país.

A Assembleia se empenhou para transformar o Geração Atitude, que estimula a participação dos jovens na política e motiva o exercício da cidadania, em uma iniciativa de apelo popular. A TV Assembleia percorreu municípios do Paraná inteiro promovendo a Gincana da Cidadania, através do Guia do Cidadão. A Assembleia também produziu e distribuiu 40 mil exemplares do Guia do Cidadão, material com informações sobre os conceitos de democracia, política e cidadania.

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), introduziu inclusive uma novidade importante no Geração Atitude, ao determinar que o melhor projeto de lei elaborado por alunos de escolas públicas da rede estadual de todo o Paraná fosse encampado e transformado em proposta de lei efetiva na Alep, tramitando pelas comissões técnicas permanentes e seguindo para votação em Plenário. Em 2015, por exemplo, foram selecionados para participar da disputa 31 proposições de alunos de escolas de todo o estado. Foi então escolhido o projeto da aluna de Cianorte, Ingrid Ribeiro Serafim de Souza, na época com 16 anos de idade, que na sequência tramitou como proposta de lei no Legislativo, sendo aprovado pelos deputados e depois sancionado e transformado em lei pelo governador Beto Richa (PSDB). Para 2017 a novidade é que os projetos dos estudantes poderão ser enviados e cadastrados diretamente pelo site do programa, em http://www.alep.pr.gov.br/geracao_atitude/.

Premiação – O Geração Atitude concorreu ao prêmio nacional com 1.077 iniciativas de todo o país. O Prêmio CNMP foi criado com o objetivo de dar visibilidade aos programas de estímulo à cidadania desenvolvidos em todo o país. Criado para contribuir com a formação cidadã dos estudantes de rede pública estadual de ensino, o Geração Atitude envolveu a participação de mais de 50 mil estudantes em todo o Paraná. O projeto conta com a parceria do Ministério Público do Paraná, da Secretaria do Estado da Educação, do Tribunal de Justiça do Paraná e da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado.

  • Caravana da Cidadania
  • Confira os vídeos do Geração Atitude
  • Guia do Cidadão
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação