Publicado em 19/05/2016 16:02 > atualizado em 27/04/2024 07:52

Umuarama recebe a Gincana da Cidadania nesta sexta-feira (20)

Por Dálie Felberg/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná leva a Gincana da Cidadania para os alunos da rede estadual de ensino de Umuarama, nesta sexta-feira (20). O game, que explora conhecimentos apresentados no Guia do Cidadão, acontece a partir das 8 horas no Colégio Estadual Professora Hilda Trautwein Kamal, e marca o encerramento da 3ª etapa do projeto. Alunos dos colégios Tiradentes e Pedro II também devem participar das atividades do “Geração Atitude” e da gravação do programa de mesmo nome, pela TV Assembleia.

O programa é resultado de uma parceria entre o Legislativo estadual, o Ministério Público do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação, o Tribunal de Justiça do Paraná e a Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado, e tem como objetivo promover o exercício da cidadania entre os alunos do Ensino Médio da rede pública.

Loanda – Nesta quinta-feira (19) a Gincana da Cidadania movimentou os alunos da cidade de Loanda. A competição aconteceu no Colégio Estadual Guilherme de Almeida, com a participação também dos estudantes dos colégios Presidente Afonso Camargo e Paraná.

Mais de 100 alunos se envolveram e interagiram para responder corretamente cada pergunta e ainda apresentar uma justificativa. Os representantes das equipes usaram todo o tempo disponível para cada questão e mostraram muito conteúdo e senso crítico nos três blocos da Gincana.

Aluno do Colégio Paraná, Lucas Sartori Fardin contou que quase perdeu a chance de ver sua equipe campeã: “Eu achei incrível a competição. Me surpreendi, e olha que no início eu pensei em não participar e agora vejo que eu teria me arrependido se não viesse. Adorei”.

Orgulhoso com a medalha e o certificado da Gincana, o aluno Rafael Lozano, do Colégio Guilherme de Almeida, disse que todos saem vencedores: “Não importa se a equipe ficou em primeiro, segundo ou terceiro lugar. O importante é o aprendizado e a participação, da mesma forma que acontece na vida política”.

Papo Cidadão – Durante a conversa com as autoridades presentes na Gincana, os alunos puderam tirar dúvidas e abordar vários assuntos. Os adolescentes falaram sobre maioridade penal, investimentos nas escolas, cargos públicos, investimentos no município e ainda sobre o primeiro emprego.

A chefe do Núcleo Regional da Educação, Eliana Dandolini Felipe, acompanhou toda a Gincana e ainda participou do bate-papo com os jovens: “Eu vejo o acontecimento dessa atividade na nossa região como um presente. Essas ações vêm de encontro com a necessidade desses estudantes que estão em fase de desenvolvimento, e o nosso objetivo é continuar essa dinâmica do Geração Atitude nas nossas escolas. Nós só temos a agradecer”.

Após responder dúvidas dos alunos e falar sobre questões municipais, o presidente da Câmara, vereador Heber Arboleia, fez elogios ao Geração Atitude. “O programa desperta claramente esse interesse dos jovens de contribuir para a sociedade. Nós precisamos louvar a atitude dos órgãos envolvidos, dando destaque para a TV Assembleia, que está abrindo esse espaço para os adolescentes. Eles precisam e querem contribuir. Eles precisam ser protagonistas”, elogiou.

Quem também participou do Papo Cidadão foi a promotora de Justiça Vera de Freitas Mendonça. Ela contou como foi essa experiência: “A Geração Atitude é agora. As perguntas mostraram que esses estudantes estão cientes do que se passa no município, que conhecem a realidade na qual estão inseridos e conseguem visualizar uma mudança. Estão todos de parabéns”.

A juíza de Direito, Nara Meranca Bueno Pereira Pinto, aproveitou para incentivar a Gincana e o envolvimento nas escolas: “Quero parabenizar a Assembleia Legislativa e o Ministério Público pela iniciativa de promover a cidadania. Esses adolescentes precisam do conhecimento para serem bons eleitores, bons cidadãos e com o interesse demonstrado por todos tenho certeza de que logo veremos os resultados positivos. É muito bom ver todas essas escolas envolvidas”.

Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188 ou 4049

• Caravana da Cidadania