Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Archimedes de Macedo recebe na Assembleia o título de Cidadão Benemérito do Paraná

A Assembleia Legislativa promoveu no final da tarde desta quarta-feira (9), em seu Plenário, sessão solene para a outorga do título de Cidadão Benemérito do Paraná ao economista e empresário Archimedes de Macedo. A homenagem atende a uma proposição do deputado Duílio Genari (PP), aprovada por unanimidade no Legislativo e depois convertida na Lei estadual nº 17.418, pelo governador Beto Richa, em 18 de dezembro de 2012.

“Estou feliz e orgulhoso em poder lhe dirigir a palavra e dizer que você é uma pessoa notável, muito digno desta honraria, merecedor de nossos aplausos, agradecimentos e respeito pelos relevantes e importantes serviços prestados ao Estado do Paraná. Estamos homenageando o pioneiro na implantação de sistemas de contabilidade pública do Paraná”, discursou o parlamentar durante a solenidade.

Natural de Curitiba, Archimedes de Macedo é bacharel em Economia formado pela Universidade Federal do Paraná e participou da fundação da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná – Celepar, onde fez parte da primeira equipe de programadores e analistas de sistemas. Trabalhou em diferentes secretarias de Estado e também prestou serviços de apoio a inúmeros municípios paranaenses. Ele explica que em muitos casos, naquele tempo, um simples carnê de impostos levava aproximadamente 15 dias para ser confeccionado.

“Eu me sinto realizado. Porque, na minha idade, tudo aquilo que me propus a fazer, eu consegui. Agradeço ao Duílio pela homenagem, que se traduz pelo resultado de um trabalho de pioneirismo na gestão pública, de planejamento e de contas. Lembro, no caso de Toledo, berço político do deputado, além de outros muitos municípios onde implantamos este sistema, que demos condições e instrumentos para melhorar a administração. Isso foi feito e continua sendo feito até hoje. Porque naquela época mal se ouvia falar em computador”, relembra o homenageado.

Inovação –
Segundo o deputado Duílio Genari, ao justificar a concessão do título, o homenageado é dono de uma personalidade desbravadora, que fez com que ele se destacasse sempre nas várias atividades a que se dedicou. “Com espírito inovador, revolucionário, idealista, incansável, contribuiu significativamente para o desenvolvimento das instituições e das pessoas com as quais trabalhou, que sempre puderam contar com sua paciência, dedicação e generosidade na transmissão de todo seu conhecimento”, destacou. Com a vasta experiência e empreendedorismo Archimedes de Macedo foi fundador da empresa Equiplano, ainda em 1974, ao lado de Arnoldo Bohaczuk, dedicando-se ainda mais intensamente à assessoria das prefeituras do Paraná, orientando e apoiando por mais de três décadas inúmeros prefeitos e contadores no exercício de suas funções.

O parlamentar citou, especialmente, a contribuição do homenageado no desenvolvimento de sistemas eletrônicos de contabilidade pública até hoje adotados por 122 municípios e 330 câmaras municipais, autarquias e entidades. Genari ressaltou ainda que, quando prefeito do município de Toledo, nos anos 80, conheceu Archimedes de Macedo. Impressionado com o pioneirismo e a inovação do seu visitante, o então chefe do Poder Executivo municipal determinou a imediata utilização do modelo. “Naquela época, tudo era feito à mão, com lápis ou caneta. O Archimedes me impressionou com aquele sistema de gestão pública, que certamente facilita até hoje a vida de muitos prefeitos. E eu, quando estava na Prefeitura, me convenci que poderíamos e deveríamos buscar as então ferramentas da modernidade para aperfeiçoar a administração”, lembrou o deputado.

O pioneiro Archimedes hoje já se encontra aposentado, dedicando-se a seus livros, à família, aos amigos e às obras sociais.

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação