No Dia Mundial da Água, os deputados paranaenses aprovaram, em 3ª discussão, o projeto de lei da deputada Cantora Mara Lima (PSDB), que institui a Campanha de Redução do Consumo de Água, como uma forma de garantir esse bem para as gerações atuais e futuras. Segundo a proposta, a campanha deve ser implementada por meio de ações educativas, de orientação e de conscientização, priorizando as formas de evitar o desperdício de água; incentivo de criação de sistemas de captação e armazenamento da água da chuva para fins domésticos e industriais; reutilização da água e o manejo racional da irrigação na agricultura .
Mara Lima diz que se baseou em previsões pessimistas para apresentar a proposta, de que até o ano de 2025, dois terços da população mundial será afetada pela escassez de água.
(Sonora)
Outra proposta, aprovada nesta quarta-feira (22), mas primeira discussão, foi da deputada Cláudia pereira (PSC), que insere no calendário Oficial de Eventos do Paraná a “Semana de Conscientização do Programa 1000 Dias” para as mães paranaenses. Pelo projeto, ela deverá acontecer sempre na segunda semana do mês de maio.
O período de 1000 dias vai da concepção até os dois anos de idade da criança. E o objetivo é que o cuidado nesse tempo influencie na saúde e no bem estar dessa criança para que ela cresça com qualidade de vida.
O projeto prevê que o Governo realize ações destinadas a conscientizar e orientar as mães por meio de palestras, seminários, audiências públicas, simpósios sobre a importância desses cuidados.
Segundo a deputada,. Estudos comprovam que a dedicação de mães e pais nos primeiros 1000 dias do bebê (270 da gestação + 365 do primeiro ano + 365 do segundo ano) é primordial para uma vida saudável, mesmo depois de adulto.
O “Movimento dos 1000 Dias” é um programa de nutrição da Organização das Nações Unidas (ONU) baseado em estudos científicos que demostraram: uma boa nutrição nesse período, vai influenciar positivamente a vida da criança, desde a parte biológica (crescimento e desenvolvimento) até a intelectual e social.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.