NOTÍCIA
Notícia
Audiência debaterá criação de plano estadual para utilização da bicicleta
18h39
por Assessoria de Imprensa, com a colaboração da jornalista Neusa Pohl.
Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188 ou 4049
2 min de leitura
1.674 visualizações
O Paraná poderá ter um plano diretor cicloviário para todos os seus municípios. O assunto será tema de audiência pública a ser realizada na Assembleia Legislativa no próximo dia 27, às 14 horas, por proposta dos deputados Stephanes Junior (PMDB) e Rasca Rodrigues (PV). O assunto foi tema de reunião realizada nesta segunda-feira (9) no gabinete do chefe da Casa Civil, Reinhold Stephanes. A intenção é envolver as secretarias estaduais de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, visando criar um plano de mobilidade urbana que privilegie o uso da bicicleta, a partir de planos diretores cicloviários municipais.
Do encontro participaram o coordenador do Projeto Ciclovia da Universidade Federal do Paraná, José Carlos Assunção Belotto, que também é vice-presidente da Federação Paranaense de Ciclismo; o coordenador geral do Cicloiguaçu, Jorge Brand; mais o coordenador jurídico, Rodolfo Jaruga, e o assessor do deputado Stephanes Junior, Bernardo Marino. Da audiência na Assembleia devem participar o reitor da UFPr, Zaki Ackel; representantes de todas as universidades estaduais, do Ministério das Cidades, das secretarias estaduais envolvidas, de movimentos pró-utilização da bicicleta e o arquiteto Antônio Miranda, responsável pelo plano cicloviário da Prefeitura de Curitiba. No encontro foi solicitada a construção de uma ciclovia ligando Rio Branco do Sul até Curitiba, durante a duplicação da Rodovia dos Minérios, obra que está sendo iniciada.
O uso da bicicleta é defendido por Stephanes como uma importante alternativa para desafogar o tráfego e reduzir a emissão de gases tóxicos ao meio ambiente, além de representar um importante meio para a prática salutar de exercício físico e estímulo aos esportes.
Do encontro participaram o coordenador do Projeto Ciclovia da Universidade Federal do Paraná, José Carlos Assunção Belotto, que também é vice-presidente da Federação Paranaense de Ciclismo; o coordenador geral do Cicloiguaçu, Jorge Brand; mais o coordenador jurídico, Rodolfo Jaruga, e o assessor do deputado Stephanes Junior, Bernardo Marino. Da audiência na Assembleia devem participar o reitor da UFPr, Zaki Ackel; representantes de todas as universidades estaduais, do Ministério das Cidades, das secretarias estaduais envolvidas, de movimentos pró-utilização da bicicleta e o arquiteto Antônio Miranda, responsável pelo plano cicloviário da Prefeitura de Curitiba. No encontro foi solicitada a construção de uma ciclovia ligando Rio Branco do Sul até Curitiba, durante a duplicação da Rodovia dos Minérios, obra que está sendo iniciada.
O uso da bicicleta é defendido por Stephanes como uma importante alternativa para desafogar o tráfego e reduzir a emissão de gases tóxicos ao meio ambiente, além de representar um importante meio para a prática salutar de exercício físico e estímulo aos esportes.
Notícias Relacionadas
11:06
Água, um recurso precioso e cada vez mais escasso no planeta
No app “Agora é Lei no Paraná” você encontra normas que tratam do tema e fazem parte do dia a dia. Elas resultaram de debates que mobilizaram deputados e cidadãos.
Leia mais
09:00
Preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável – temas que marcaram a atuação de Rasca Rodrigues
Agrônomo, ele fez valer sua experiência como presidente do Instituto Ambiental do Paraná e como secretário de Estado do Meio Ambiente.
Leia mais
16:39
Projeto para fortalecer Conselhos Municipais de Meio Ambiente é lançado na Assembleia
Ação tem parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e se estenderá aos 17 estados que abrangem o bioma da Mata Atlântica.
Leia mais
18:03
Rasca lança série de vídeos sobre os riscos do uso excessivo de agrotóxicos
Leia mais