Audiência pública debate o ajuste no Plano de Carreira dos Agentes de Apoio Um agente de apoio é responsável por prestar suporte, assistência e orientação a pessoas em diferentes situações como atendimento ao cliente, suporte técnico, serviços sociais, saúde mental, entre outras.

02/04/2024 13h17 | por Antônio Dilay

Audiência ocorreu no Plenarinho da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (02).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Atendendo à solicitação do Fórum de Entidades Sindicais do Paraná (FES), a audiência pública realizada nesta terça-feira (02) foi proposta pelos deputados Professor Lemos (PT), Goura (PDT), Dr. Antenor (PT), Arilson Chiorato (PT), Renato Freitas (PT), Tercílio Turini (MDB) e pelas deputadas Luciana Rafagnin (PT) e Ana Júlia (PT), buscou debater a reorganização do plano de carreira dos servidores estaduais com foco especial para os cargos de agentes de apoio que tem os menores salário no estado.

O agente de apoio no serviço público tem por atividade ajudar a resolver problemas, fornecer informações relevantes, oferecer suporte emocional, encaminhar as pessoas para os recursos necessários e apoiar indivíduos em suas necessidades específicas.

Para o presidente da audiência pública, deputado Professor lemos (PT), “é uma busca pela justiça social. Por isso ser importante esse debate para sensibilizar o governo. Os agentes de apoio são aqueles que ganham o menor salário. Eles não foram adequadamente enquadrados na recuperação dos planos de carreira. O que queremos é unificar todas as categorias de apoio. Queremos que o governo reveja a tabela salarial dos agentes de apoio, de todas as categorias de apoio. Dessas deliberações de hoje, nesta audiência pública, tudo será relatado em documento e encaminhado ao governador para apreciação e após, a Assembleia recebe a mensagem do executivo para apreciação”.

Já o deputado Tercílio Turini (MDB) afirmou que “passou do tempo de fazermos esse debate. E uma coisa que nos incomoda há muitos anos, a falta de diálogo e a falta de ter uma expectativa de melhoria salarial em função do tempo que os servidores de todo o estado do Paraná ficaram sem ajuste salarial. No ano passado, o governo do estado encaminhou vários projetos de várias categorias para a Assembleia, mas algumas categorias avançaram e, infelizmente, outras categorias elas não”.

“Realmente, nós temos que estar muito unidos, organizados e defendendo o que é a justo”, declarou a deputada Luciana Rafagnin (PT). “ Os projetos de lei dos planos de carreia, são encaminhados para essa Casa separadamente, como uma forma de enfraquecer as categorias e como uma forma de enfraquecer os sindicatos”, sentenciou a deputada Luciana

Para o deputado Evandro Araújo (PSD) “um debate como o desta audiência pública é importante e necessário para que os agentes de apoio tenham sempre um tratamento mais justo e igualitário”. Já o deputado Arilson Chiorato (PT) reforçou que é preciso conseguir apoio dos municípios. Agora, nessa pré-campanha eleitoral, os candidatos a prefeito, a vereador, que forem conversar com vocês, cobrem deles apoio político para os servidores para terem mais força política na luta por estes direitos”.

A coordenadora do Fórum de Entidades Sindicais do Paraná (FES), Nádia Brixner explicou que “nós temos uma defasagem salarial muito grande por conta dos governos do Estado, tanto do governador Beto Richa quanto do governador Ratinho Júnior, porque não foi garantido a recomposição da inflação através da data base. Com isso, houve uma política de recomposição e reestruturação das carreiras do Estado, começada agora pelo governador Ratinho Júnior, a partir de 2023. Mas o salário dos agentes de apoio ficou muito aquém da recomposição. Então, hoje nós estamos aqui fazendo esse debate para sensibilizar os deputados, para que eles nos ajudem nas conversas com o Governo do Estado para que possamos construir uma tabela única para a recomposição efetiva dos salários dos agentes de apoio que trabalham nessas diversas secretarias. No total, são em torno de 11 mil trabalhadores que exercem essa função. Por isso queremos uma tabela única para que estes trabalhadores que exercem a mesma função nas diversas secretarias possam ter o salário equivalente”.

Já o economista e assessor econômico do Fórum de Entidades Sindicais do Paraná (FES), Cid Cordeiro afirmou que é necessário realizar este reajuste porque “o custo é baixo e estamos falando das categorias com os mais baixos salários no Paraná. É um pessoal que tem uma defasagem salarial muito grande. São salários baixos, e esta reposição representa, para o Poder Público, um custo muito baixo. Estimamos na faixa de 263 milhões de reais, que representa, em termos da receita corrente líquida do Estado de 0,4%. Então, é isso que nós estamos apresentando aqui hoje, uma reivindicação que traga justiça social e com um custo baixo para o Estado”.

Participaram do evento o presidente da audiência pública, deputado Professor Lemos (PT); deputado Tercílio Turini (MDB); deputada Luciana Rafagnin (PT); deputado Evandro Araújo (PSD) e deputado Arilson Chiorato (PT). A solicitante da audiência pública e coordenadora do Fórum de Entidades Sindicais do Paraná (FES), Nádia Brixter; o economista Cid Cordeiro; o presidente do Sindicato Estadual dos Servidores Públicos da Agricultura, Meio Ambiente, Fundepar e Afins (SindiSeab), Roberto Carlos Prazeres de Andrade e Silva; coordenador de comunicação Social da Unicentro, Danny Jessé Falkembach do Nascimento e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado do Paraná, Floraci ribeiro de Paulo.