Audiência pública levantou problemas na internet banda larga no Paraná

03/04/2013 19h15 | por Nelson Martins
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A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Leonaldo Paranhos, do PSC, promoveu na manhã desta quarta-feira uma audiência pública no Plenarinho da Casa para debater a qualidade dos serviços de internet banda larga praticados no Paraná.//

De acordo com o parlamentar, “o serviço de internet no Paraná tem ficado muito aquém do que deveria e vem levando o consumidor a passar por dificuldades e constrangimentos”.//

Paranhos defende que é preciso encontrar uma solução para os problemas e acredita que a elaboração de termo de ajuste de conduta possa ajudar no processo.

SONORA PARANHOS

O encontro teve início com a participação das instituições de apoio ao consumidor, que apresentaram um resumo da situação, do ponto de vista dos clientes./

De acordo com Cila Santos, da Divisão Jurídica do Procon-PR, “os serviços de internet ocupam o quinto lugar entre as categorias com maior número de reclamações”.

SONORA CILA SANTOS

Para Andressa Jarletti, presidente do Conselho de Usuários dos Serviços de Telefonia e representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Paraná, há uma série de motivos que interferem na qualidade dos serviços.

SONORA ANDRESSA

De acordo com as regras definidas pela Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, em vigor desde novembro do ano passado, as empresas que vendem o serviço de banda larga devem oferecer ao consumidor um mínimo de 60% da velocidade contratada.

As operadoras apresentaram defesas semelhantes ao dizerem fornecer “o contratado”, mesmo sem o estabelecimento de um padrão mínimo de operação ou ao se utilizarem termos imprecisos nos contratos.//

A Copel Telecomunicações foi a única a destoar do discurso.//

De acordo com o diretor adjunto da companhia, as operadoras devem procurar adequar a oferta ao que pode ser entregue de verdade.//

FALA ADIR HANNOUCHE

O encontro contou com a participação do deputado Elton Welter (PT), também integrante da Comissão e de representantes da Procuradoria de Defesa do Consumidor – Procon, do Conselho de Usuários dos Serviços de Telefone do Paraná, do escritório regional da Anatel no Paraná e das operadoras GVT, NET, Vivo, Copel, Oi e Sercomtel.//

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