Bloco Parlamentar Digital debate o uso da tecnologia no setor ambiental

09/10/2017 11h17 | por Kharina Guimarães.
Reunião do Bloco Digital.

Reunião do Bloco Digital.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Reunião do Bloco Digital.

O uso da tecnologia como ferramenta para agilizar os processos de licenciamento ambiental foi o tema discutido em reunião do Bloco Parlamentar Digital da Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (9). O chefe regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em Maringá, José Roberto Francisco Behrend, apresentou sugestões para aperfeiçoar o sistema utilizado pelo órgão ambiental com o objetivo de reduzir prazos e custos.

A aplicação de recursos de inteligência ao sistema já existente e o cruzamento de informações entre diferentes bancos de dados resultariam em um processo automatizado para avaliação de alguns aspectos dos processos de licenciamento ambiental. “O IAP possui um sistema muito bom, mas ainda poderia ser melhor. São algumas melhorias operacionais para automatizar processos e dar agilidade”, afirma Behrend.

Para o líder do Bloco Digital, deputado Evandro Junior (PSDB), a reunião foi extremamente produtiva para abrir o diálogo entre quem desenvolve a tecnologia e quem a utiliza. “Quem está na ponta sabe muito bem o que poderia ser melhorado para a gente buscar a economia de custos e agilidade nos processos. Conseguimos encaminhar algumas sugestões e a gente espera que, o mais rápido possível, possamos reduzir o tempo que esses processos demoram para ser liberados”.

Um grupo de técnicos da Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná), responsável pelo desenvolvimento do sistema utilizado no IAP, explicou que todas as funções disponíveis e o aperfeiçoamento da plataforma são discutidos por um comitê formado por servidores da Celepar e do IAP, conforme a demanda do órgão ambiental.  A implantação do atual sistema de licenciamento ambiental trouxe muitas facilidades e já resultou na redução do prazo para conclusão dos processos. Neste momento, a prioridade é a municipalização da plataforma, que também passará a ser utilizada pelas secretarias municipais de meio ambiente.

Ouça o Podcast relacionado