CCJ aprova criação de política estadual para diagnóstico de tipo de alergia de pele
Projeto da deputada Maria Victoria (PP) quer facilitar o acesso ao tratamento precoce da dermatite atópica.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou na reunião desta terça-feira (21) o projeto de Lei 502/2023, que institui a Política Estadual para Diagnóstico Precoce e Tratamento da Dermatite Atópica na rede de atenção à saúde das pessoas com doenças crônicas no Estado do Paraná. A matéria, de autoria da segunda-secretária da Assembleia, deputada Maria Victoria (PP), avançou na forma de um substitutivo geral. A dermatite atópica é um dos tipos mais comuns de alergia cutânea caracterizada por eczema atópico.
De acordo com o texto, a instituição da Política Estadual tem o objetivo de assegurar o diagnóstico preciso e precoce da doença, facilitar o acesso ao tratamento, incentivar novas políticas e ações públicas, estimular pesquisas e disseminar a boa informação entre pacientes e profissionais de saúde dos sistemas público e privado.
Pelo projeto de lei, a consulta dermatológica especializada em dermatite atópica será garantida após a requisição e diagnóstico. O texto também estabelece a possibilidade da utilização de tele consultorias para dar apoio aos profissionais das Unidades Básicas de Saúde e da Estratégia da Saúde da Família.
Este tipo de dermatite é uma doença genética, crônica e que apresenta pele seca, erupções que coçam e crostas. Geralmente ocorre nas dobras dos braços e parte de trás dos joelhos. Não é contagiosa e pode vir acompanhada de asma ou rinite alérgica.
Vista
Três propostas do Poder Executivo tiveram a discussão adiada depois do pedido de vista de parlamentares. O primeiro foi o projeto de lei 904/2023, que institui o Programa Mãos Amigas. De acordo com o governo estadual, a proposta visa propiciar oportunidade de trabalho aos que cumprem pena em prisões do Estado por meio da realização de serviços de manutenção, conservação e reparo nas infraestruturas das edificações da rede estadual de educação. Para o Executivo, o programa, além de auxiliar no processo de reinserção social por meio do trabalho, poderá contribuir para evitar eventuais reincidências criminais.
O mesmo se deu com o projeto de lei 905/2023, do Poder Executivo, que altera a Lei n° 13.666/2002, que instituiu o Quadro Próprio do Poder Executivo. De acordo com o órgão, o objetivo da proposta é incluir a função de Profissional de Tecnologia da Informação ao cargo de Agente Profissional do quadro, alterar a nomenclatura e atribuições da função de Desenhista Industrial, assim como adequar dispositivos referentes à carreira dos Agentes Fazendários às normas vigentes. Nas duas propostas, o pedido de vista foi solicitado pelo deputado Arilson Chiorato (PT).
Ao lado do deputado Requião Filho (PT), Chiorato também solicitou vista do projeto de lei 916/2023, que cria o Programa Regulariza Paraná. A proposta visa proceder a regularização fundiária das ocupações de imóveis urbanos e das ilhas de domínio do Estado afetados ao Poder Executivo estadual, suas autarquias e fundações, nos termos da Lei Federal n° 13.465/2017.
Já o projeto de lei 460/2023, do deputado Alexandre Amaro (Republicanos), que anteriormente havia recebido contrário para sua rejeição, teve sua análise revista pelo relator, deputado Paulo Gomes (PP). Dessa forma, a matéria recebeu parecer favorável. A deliberação foi adiada depois de pedido de vista elaborado pelos deputados Hussein Bakri (PSD) e Luiz Claudio Romanelli (PSD). O texto dispõe sobre a doação de milhas ou pontos em programas de companhias aéreas para a aquisição de passagens para atletas e paratletas.
Demais matérias
De autoria do Executivo, o veto total 8/2023 ao projeto de lei n° 316/2023, que institui a carteira estadual de identificação da pessoa com epilepsia, foi aprovada pelos parlamentares. O mesmo se deu com o projeto de lei 627/2023, de autoria do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), que autoriza o órgão a efetuar a doação de imóvel ao município de Bandeirantes.
O projeto de lei 752/2023, da deputada Flávia Francischini (União), que institui o Circuito Turístico das Feiras de Curitiba e estabelece sua inserção no roteiro turístico do Estado do Paraná, foi aprovado. Também foi aprovado o projeto de lei 593/2023, do deputado Soldado Adriano José, que inclui no calendário oficial do Estado do Paraná a Feira Internacional da Mandioca (Fiman), realizada em Paranavaí.
Emendas
Os parlamentares aprovaram uma emenda de plenário ao projeto de lei 729/2023, que altera os artigos 21 e 24 da Lei n° 19.173/2017, que dispõe sobre a organização da política da criança e do adolescente no estado do Paraná. De acordo com o governo, a medida modifica a periodicidade do dever de prestação de contas dos municípios de semestral para anual.
O mesmo se deu com uma subemenda de plenário projeto de lei 664/2021, da deputada Cantora Mara Lima (Republicanos), que torna obrigatória a divulgação dos canais de denúncia contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes nos estabelecimentos de ensino e de saúde; e uma subemenda de plenário ao projeto de lei 50/2023, do deputado Alenxandre Amaro (Republicanos), que institui a Semana de Conscientização e Incentivo à Doação de Tecidos Musculoesqueléticos.
Também avançaram uma emenda ao projeto de lei 444/2023, do deputado Anibelli Neto (MDB), que altera a Lei nº 11.252/1995, que cria o município de Pontal do Paraná e altera limites com Matinhos; e uma subemenda ao projeto de lei 784/2023, alterando a Lei n° 20.923/2021, que autorizou a doação de imóvel ao município de Rolândia. A matéria é do Poder Executivo.
Notícias Relacionadas
CCJ aprova proposta que prevê multas para uso de cigarros eletrônicos em ambientes coletivos no Paraná
Colegiado também aprovou emendas ao projeto de lei que institui a Fundação de Apoio à Atividade de Segurança Pública do Paraná (Fundaseg).
Leia maisCCJ aprova projeto de lei que regulamenta atividades práticas em cursos técnicos estaduais
Colegiado também aprovou propostas de combate ao racismo em eventos esportivos e de proteção aos animais em situação de rua.
Leia maisCCJ aprova inclusão produtiva para famílias de pessoas com autismo e amplia direitos do consumidor e da pessoa idosa
Colegiado também deu aval a propostas que criam campanhas educativas e aperfeiçoam leis estaduais.
Leia maisCCJ aprova programa de proteção a crianças vítimas de violência sexual
Colegiado também aprovou projetos nas áreas de saúde, educação e direitos das mulheres.
Leia mais