CCJ aprova criação do programa para ingresso de menores infratores no mercado de trabalho Programa Estadual de Aprendizagem, do Poder Executivo, cria possibilidade de parcerias para 700 adolescentes em privação de liberdade ou egressos do sistema socioeducativo.

27/04/2021 15h20 | por Trajano Budola

Reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa desta terça-feira (27) foi realizada de forma híbrida.Créditos: Dálie Felberg/Alep

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, em reunião nesta terça-feira (27), parecer favorável à criação do Programa Estadual de Aprendizagem, um estímulo a ressocialização de adolescentes que estão em regime de restrição de liberdade, egressos do sistema socioeducativo e em situação de vulnerabilidade.

O projeto de lei 164/2021, do Poder Executivo, prevê o fomento a ações integradas do Governo do Estado com instituições parceiras para gerar ações e inclusão dos jovens no mercado de trabalho, qualificação técnica e continuidade do ensino formal.

O objetivo é, ainda, promover políticas públicas direcionadas preferencialmente a este segmento. Serão ofertadas 700 vagas de auxiliar administrativo aprendiz ou outras funções definidas no cadastro Brasileiro de Ocupações (CBO) a critério das administrações municipais que possuam Unidades Socioeducativas de Semiliberdade. O preenchimento destas vagas será através de processo seletivo.

Poder Executivo – A CCJ, presidida pelo deputado Delegado Francischini (PSL) aprovou ainda o parecer favorável ao projeto de lei 55/2021 que dispõe sobre o Plano Estadual de Resíduos Sólidos. A iniciativa do Governo do Estado, como justifica, “busca apresentar e orientar soluções regionais integradas para o equacionamento de grandes questões relativas à produção, tratamento e destinação de resíduos sólidos no estado”.

Também do Poder Executivo, foi aprovado parecer ao projeto de lei 148/2021 extinguindo a Companhia Paranaense de Securitização (PRSEC) sob a justificativa de que uma decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCU/PR), em 2018, manteve veto às operações de cessão de direitos creditórios no Paraná, atividade para qual serve o PRSEC.

Ainda aprovada constitucionalidade para a contratação de crédito de R$ 157 milhões, inciativa do poder Executivo com o projeto de lei 149/2021. A CCJ deu continuidade ao trâmite também do projeto de lei 163/2021 que autoriza a cessão de imóvel do Estado ao município de Goioerê.

Demais projetos – Mais 23 municípios paranaenses poderão estender seus decretos de calamidade pública. A CCJ aprovou parecer favorável ao projeto de decreto legislativo, da Comissão Executiva da Assembleia, que reconhece a ocorrência dele e dá às gestões municipais a possibilidade de flexibilizarem os cumprimentos de suas metas fiscais.

Da Defensoria Pública do Estado, foi aprovada a constitucionalidade do projeto de lei complementar 18/2020 que promove alterações na lei de criação do órgão, por exemplo, autorizando o teletrabalho (home-office) pelos servidores. Trata também de disposições e cessões de seus funcionários.

Do deputado Fernando Guerra (PSL), foi aprovado parecer favorável sobre o projeto 616/2019 que institui as diretrizes para a criação do Programa Paraná Amigável para a Pessoa Idosa. Da deputada Cristina Silvestri (CDN), o projeto de lei 775/2019 obriga que restaurantes e lanchonetes informem ao consumidor o peso dos pratos ou porções, individuais ou à la carte, que servem. A constitucionalidade deste item também foi aprovada.

Do deputado Anibelli Neto (MDB), foi aprovado parecer favorável ao projeto de lei 267/2019, que estabelece prioridade no atendimento de portadores de fibromialgia nos estabelecimentos públicos e privados que já provém este atendimento a outras categorias, como idosos, gestantes e deficientes físicos.

Aprovado parecer favorável ao projeto de lei 724/2019, do deputado Alexandre Amaro (Republicanos), que cobra a afixação de cartazes nas bilheterias de teatros, cinemas, casas de espetáculos e outros estabelecimentos de cultura, lazer e esporte, informando a meia entrada a portadores de deficiência física.

Do deputado Rodrigo Estacho (PV), prossegue o projeto de lei 875/2019 que institui o Eixo Socioeconômico dos Municípios Produtores de Pinhão, que atende 21 cidades.

Rodovias – Foram aprovadas as constitucionalidades dos projetos de lei que dão denominação de rodovias e trechos de rodovias estaduais: 620/2020; 306/2020; 350/2020; 72/2021; 7/2021, 146/2021; e 175/2021.

Utilidade pública – Por fim, foi aprovada a constitucionalidade do projeto de lei 626/2021, do deputado Professor Lemos (PT), que concede título de Utilidade Pública ao Instituto Olhar Solidário, de Colombo.