CCJ aprova subdivisão de projeto do Executivo que trata do Processo Administrativo Fiscal Proposta será desmembrada na forma de seis novos projetos, que poderão ser apreciados em reunião da CCJ na próxima terça-feira (30), às 13h30.

24/08/2016 16h40 | por Sandra C. Pacheco
Reunião extraordinária da CCJ. 24/08/2016

Reunião extraordinária da CCJ. 24/08/2016Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Reunião extraordinária da CCJ. 24/08/2016


Em reunião extraordinária realizada no início da tarde da quarta-feira (24) a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou o parecer do relator do projeto de lei nº 419/2016, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), desmembrando o texto original do Poder Executivo que trata do Processo Administrativo Fiscal e do Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais em seis novas propostas, agrupando os temas por afinidade de conteúdo ou conexão. A matéria teve seis votos favoráveis e dois contrários.

O deputado Péricles de Mello (PT), que havia pedido vista do relatório do líder do Governo na véspera, durante a reunião ordinária da comissão, apresentou um voto em separado, fatiando ainda mais a proposta: ele sugeriu a divisão da matéria em 14 projetos, sob o argumento de que o texto abordava uma gama muito ampla de assuntos que deveriam ter, cada qual, uma legislação específica. Mas seu argumento só conseguiu sensibilizar o deputado Pastor Edson Praczyk (PRB). Os demais membros da comissão votaram com Romanelli. A matéria seguiu para a Diretoria Legislativa da Casa, para receber nova autuação, voltando depois à análise da CCJ.

Os novos projetos – De acordo com a nova disposição, um dos projetos tratará do processo administrativo fiscal e do Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais, definindo composição e competências. Um outro projeto vai abordar a criação das taxas de controle, acompanhamento e fiscalização das atividades de pesquisa, lavra, exploração e aproveitamento de recursos hídricos e de recursos minerais. A autorização para o Poder Executivo aumentar, integralizar e subscrever o capital social das empresas públicas e sociedades de economia mista, bem como para alienar suas ações, ficarão contidas em outro texto, que ainda disporá sobre a dispensa de autorização legislativa para a alienação de imóveis dessas empresas; a celebração de convênios com órgãos e entidades da administração estadual por parte da Companhia Paranaense de Securitização (PRSEC); a celebração de termo aditivo com a COPEL, relativo aos saldos remanescentes da Conta de Resultados a Compensa; autorização para o Estado parcelar débitos vencidos e não pagos junto à SANEPAR; e para o Poder Executivo contratar operação de crédito até o montante de R$ 150 milhões junto ao Banco do Brasil, para financiar parcialmente a execução do Programa Rotas do Desenvolvimento.

A base de cálculo do ICMS de origem em outra unidade federada será tratada em outro texto, que contemplará também o Imposto sobre Transmissão “Causa Mortis” e Doação de quaisquer Bens ou Direitos –ITCMD; a cobrança judicial e extrajudicial da dívida ativa, definindo R$ 35 mil como valor mínimo para execução fiscal dos créditos relacionados ao ICMS.

Um quinto projeto será destinado aos dispositivos referentes à prestação de serviços da Companhia de Habitação do Paraná –COHAPAR. Finalmente, os dispositivos referentes a redução de taxas do DETRAN, e a dispensa do pagamento dos créditos tributários do IPVA decorrentes de fatos geradores ocorridos até 31 de dezembro de 2011, bem como a isenção de custas e taxas cobradas pelo Tribunal de Justiça para o Estado e suas autarquias, a Defensoria Pública e o Ministério Público, serão reunidos em um sexto projeto de lei.

Todos eles deverão ser encaminhados à CCJ, com a expectativa de serem analisados já na próxima sessão ordinária, marcada para a próxima terça-feira (30), às 13h30, no Auditório Legislativo da Alep.

Ouça o Podcast relacionado

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação