Comissão de Obras aprova nome de Cezar Silvestri para presidir a Agepar

04/03/2015 16h31 | por Nádia Fontana

Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

A Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (4), por unanimidade, a indicação feita pelo governador Beto Richa do ex-deputado e engenheiro civil Cezar Silvestri para presidir a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar). O deputado Tião Medeiros (PTB), presidente da Comissão, destacou que a Agência tem importante papel fiscalizador e regulador na área de infraestrutura do estado, e a sabatina dos diretores é uma das imposições da lei que criou o órgão. “Iniciamos o trabalho da Comissão com a importante tarefa de aprovar a indicação de quem será responsável por fiscalizar serviços públicos”, disse o deputado.

Durante a reunião, quando ocorreu a arguição pública e votação da indicação de Silvestri para o cargo, diversos deputados fizeram questionamentos. Silvestri fez um breve relato de sua formação acadêmica, disse que está completando 26 anos de vida pública e falou também sobre seus planos para o órgão. “É uma honra ser convidado para assumir esse novo desafio, numa área sensível, que tem uma missão fundamental diante das demandas atuais da sociedade”, declarou. Ele afirmou que seu objetivo na Agepar será de atender prioritariamente as demandas dos usuários, sempre buscando a sintonia com as necessidades do Governo, e o respeito aos contratos com as empresas delegadas. “Estou disposto a fazer um trabalho transparente e espero contar com a parceria e colaboração de nossos deputados”.

O deputado Pastor Edson Praczyk (PRB) assinalou a satisfação de participar do processo, lembrando que teve a oportunidade de conviver com Silvestri na Assembleia, no início de seu primeiro mandato parlamentar. “Esse é um momento histórico. Silvestri sempre manteve uma postura exemplar”, assinalou Praczyk. Também participaram da reunião os deputados Márcio Pauliki (PDT), Francisco Bührer (PSDB) e Felipe Francischini (SD), integrantes da Comissão; além da deputada Cristina Silvestri (PPS), esposa de Cezar Silvestri.

Autarquia – A Agência Reguladora do Paraná é um órgão de Estado que funciona como autarquia de regime especial. A instituição tem independência financeira e autoridade administrativa e decisória. Por isso, o mandato de seus dirigentes é fixo e não coincide com o mandato do governador, o que possibilita uma atuação por critérios técnicos e não políticos. Criada em 2002, a Agepar foi regulamentada apenas em novembro do ano passado. O órgão é responsável pela regulação, normatização, controle, mediação e fiscalização dos serviços públicos de infraestrutura concedidos no Paraná, como rodovias, transporte rodoviário coletivo intermunicipal de passageiros e o de travessias, como o transporte por ferryboat Guaratuba-Caiobá. O objetivo é garantir a qualidade, segurança, eficiência econômica e técnica, além de tarifas justas.

Carreira – O futuro presidente da Agepar, Cezar Augusto Carollo Silvestri, com 60 anos de idade, é engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Paraná. De 1978 a 1982 atuou como engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER), ocupando também o cargo de chefe do escritório regional do órgão, em Guarapuava, sua cidade natal. Em 1988 foi eleito vice-prefeito de Guarapuava. Dois anos após, em 1990, foi eleito deputado estadual pela primeira vez. Em 1994 foi reeleito e, em 1998, chegou ao terceiro mandato. Após três mandatos como deputado estadual, Silvestri foi eleito deputado federal pelo PPS em 2002 e reeleito em 2006. Foi eleito para o terceiro mandado como deputado federal em 2010. Em seguida assumiu a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e a superintendência do Serviço Autônomo Paranacidade. Em 2013 foi escolhido para ser secretário de Estado de Governo e, posteriormente, secretário-chefe da Casa Civil do Paraná, cargo que ocupou até dia primeiro de janeiro de 2015.