As Comissões de Direitos Humanos do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizam audiência pública conjunta nesta sexta-feira (18), em Capanema, no Sudoeste do estado, para debater a violação de direitos das famílias que perderam suas propriedades e meios de vida com a construção da Usina Hidrelétrica do Baixo Iguaçu. Segundo o deputado Tadeu Veneri (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania da Alep, são mais de mil famílias atingidas, que continuam esperando indenização do Consórcio Energético Baixo Iguaçu, responsável pela obra, e o direito a reassentamento.
O deputado lembra que há mais de três anos, mais de mil famílias atingidas distribuídas pelos municípios de Capitão Leônidas Marques, Capanema, Realeza, Planalto e Nova Prata do Iguaçu aguardam um acordo sobre o preço mínimo da terra para indenização e a definição das áreas para os futuros reassentamentos. A Usina começou a ser construída em 2013.
A audiência começa às 13h30, no Centro Comunitário Marechal Lott, em Capanema. Os participantes da mesa de autoridades da audiência concederão uma entrevista coletiva às 13 horas, no local.