Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Conferência Livre debate educação ambiental e prepara proposta para a CONAE-2014

29/08/2013 17h53 | por Assessoria de Imprensa, com a colaboração dos jornalistas Adriano Rima e Carlos Kaspchak.
Deputado Rasca Rodrigues (PV) participa da abertura da Conferência Livre de Educação Ambiental.

Deputado Rasca Rodrigues (PV) participa da abertura da Conferência Livre de Educação Ambiental.Créditos: Carlos Kaspchak (Assessoria do deputado Rasca Rodrigues)

Deputado Rasca Rodrigues (PV) participa da abertura da Conferência Livre de Educação Ambiental.
“A educação ambiental e a sua implantação nos currículos escolares do sistema de educação é fundamental. Só com a educação vamos conscientizar as pessoas sobre a importância das políticas de preservação da natureza e de promoção da sustentabilidade”, afirmou o deputado estadual Rasca Rodrigues (PV) na abertura da Conferência Livre de Educação Ambiental, que aconteceu na noite de quarta-feira (28), no Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. O objetivo da conferência é analisar as propostas relacionadas à educação ambiental a serem discutidas na etapa estadual da Conferência Nacional de Educação (CONAE-2014) e, depois, na etapa nacional.

Rasca estava representando a Frente Parlamentar Ambientalista na mesa de abertura do evento, que também teve representantes do Ministério Público do Paraná (MP-PR); do Setor de Educação da UFPR, das secretarias estadual e municipal de Educação, dos conselhos estadual e municipal de Educação, do Sinepe, da APP-Sindicato e do Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública. “Os responsáveis por realizar esta conferência confirmam o seu compromisso com uma nova visão da educação, que é transformadora e emancipadora. A educação ambiental pode ser um meio para que isso ocorra”, disse Rasca.

O deputado acrescentou que a proposta de se realizar uma conferência livre para discutir exclusivamente a educação ambiental mostra como o tema é encarado com muita seriedade por todos os envolvidos na discussão. “Discutir as emendas aprovadas, ir além do que sugere o Eixo III, até mesmo sugerir por meio de um novo documento o que deve ser a educação ambiental, para ser debatido na CONAE, revela como estamos comprometidos a mudar a educação e a consciência das pessoas sobre a preservação da natureza e sobre sustentabilidade”.

A diretora do Setor de Educação da UFPR, Andrea Caldas, também destacou a importância da conferência e os seus objetivos. “O texto sobre educação da CONAE-2014 é muito frágil e nós percebemos que poderíamos ampliar o debate sobre o tema. Até mesmo porque a academia não trata muito do assunto. Com esta conferência vamos dar amplitude à educação ambiental e dar a importância devida para que o tema realmente esteja nas salas de aula”, disse.

Sustentabilidade– Depois da abertura formal, o professor Marcos Sorrentino, do Ministério da Educação, falou para a plateia sobre como a educação ambiental pode transformar o sistema de educação, as escolas e as pessoas. “Não podemos ficar só na discussão formal do Plano Nacional de Educação, em tramitação no Congresso Nacional, e no Sistema Nacional de Educação, em construção. Nós, educadoras e educadores ambientais, certamente temos muito a contribuir. Por isso, a importância desta conferência livre. A relevância é que aqui podemos ir muito além das limitações que se apresentam nos textos sobre a educação ambiental no âmbito da CONAE-2014”, declarou Sorrentino.

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação