Conselho aprovado na CCJ viabiliza que policiais penais sejam promovidos
Valorização da categoria vai trazer impactos positivos para a segurança pública, segundo o deputado Tiago Amaral (PSD), presidente da CCJ.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná analisou e aprovou na terça-feira (4/4) uma proposta que reconhece e valoriza os policiais penais do Estado. O projeto de lei nº 192/2023, de autoria do Poder Executivo, institui o Conselho da Polícia Penal, órgão que vai tratar de questões importantes para a classe, como controle do ingresso, ascensão funcional, hierarquia e regime disciplinar da carreira. A criação do Conselho já estava prevista na Constituição Estadual do Paraná.
Em função da data das próximas promoções funcionais da categoria, que devem ocorrer em junho, o projeto ganhou regime de urgência. Com o rito acelerado, a aprovação na CCJ foi unânime e, em seguida, passou também pelas Comissões de Finanças e de Segurança Pública. Ainda na tarde da terça-feira (4), o projeto foi aprovado no Plenário em primeira discussão.
Avanço estratégico
Todas as ideias que chegam à Assembleia precisam, antes de mais nada, passar pela análise da CCJ, que verifica, em primeiro lugar, se estão dentro das normas constitucionais. Assim, o deputado estadual Tiago Amaral (PSD), presidente da CCJ e também integrante da Comissão de Segurança Pública, colocou rapidamente em pauta o projeto que beneficia os policiais penais: “Reconheço a importância de esse projeto tramitar em regime de urgência, da forma como foi proposto pelo Governo do Estado”. Tiago Amaral levou em consideração a relevância para os servidores penais: “Dou meu total apoio, porque é um avanço estratégico, que vai impactar de forma muito positiva a classe dos policiais penais e fortalecer a segurança pública do Paraná”, atesta.
Avanço
O projeto teve parecer favorável do relator, deputado Delegado Jacovós (PL), vice-presidente da CCJ. Ele lembrou que a Polícia Penal foi criada em 2021, no governo Ratinho Junior, no qual também foram obtidas outras conquistas, como o plano de cargos e salários para a categoria.
Agora, começa uma nova etapa: “É através do Conselho que vão ocorrer importantes deliberações, como a abertura de novas vagas e o avanço nas promoções. Houve, então, um trabalho junto à liderança do governo, ao sindicato e à direção da Polícia Penal. Assim, chegou-se a um consenso para a concretização desse projeto”, descreve Jacovós.
Reconhecimento aos policiais penais
Os policiais penais são os responsáveis pela gestão do sistema prisional. Eles fazem escolta de presos e cuidam da vigilância da muralha e da segurança interna e externa das unidades penitenciárias.
O Sindarspen, sindicato da categoria, foi representado na reunião da CCJ por Marcelo Ribeiro, delegado sindical; Ivolcir Bomfim, vice-presidente; e Vanderleia Leite, presidente. Ela explica o significado da proposta aprovada na CCJ: “É, acima de tudo, o reconhecimento dessa atividade tão importante para a segurança pública. Agora, temos a possibilidade de a categoria ascender através das promoções. Dessa forma, com o conselho constituído, será possível viabilizar essa questão”.
Na próxima semana, o projeto volta ao plenário da Casa, em segunda e terceira discussão.
Notícias Relacionadas
Em reunião extraordinária, CCJ aprova criação de Programa Universidade Parceira na Assembleia
Iniciativa cria programa para ampliar acesso de servidores da Assembleia a cursos de graduação e pós-graduação.
Leia maisCCJ inicia análise de recursos contra suspensão de prerrogativas do deputado Renato Freitas (PT)
Parecer do relator manteve a decisão do Conselho de Ética; matérias receberam pedidos de vista e voltam à pauta na próxima reunião do Colegiado.
Leia maisEm reunião extraordinária, CCJ aprova criação de funções na Polícia Penal e fixação do efetivo da PM e do Corpo de Bombeiros
Na sequência, reunião da Comissão de Finanças aprova operações de crédito de até US$ 150 milhões.
Leia maisOperações de crédito de US$ 150 milhões ao Executivo avançam na CCJ, mas recebem pedido de vista na Comissão de Finanças
De acordo com as propostas assinadas pelo Governo do Estado, os créditos serão destinados para investimentos em desenvolvimento econômico e modernização da gestão pública.
Leia mais