CPI da Ocupação Fundiária de Pontal do Paraná define convocação de depoentes

30/06/2015 18h27 | por Eduardo Santana, com colaboração da assessoria parlamentar.

Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Ocupação Fundiária de Pontal do Paraná aprovou nesta terça-feira (30), na Assembleia Legislativa, a definição das pessoas que serão convocadas para depor sobre supostas ilegalidades em áreas daquele município litorâneo cuja titularidade de origem é o Estado do Paraná. Os primeiros convocados a depor na próxima terça-feira (7) serão Mário Luiz Gonçalves Krammers, autor de parte das denúncias, e Marcelo Gelbcke, responsável por ações populares referentes ao caso. As convocações foram aprovadas por unanimidade pelos deputados Tião Medeiros (PTB), Fernando Scanavaca (PDT), Bernardo Carli (PSDB), Dr. Batista (PMN), Hussein Bakri (PSC), Elio Rusch (DEM), Rasca Rodrigues (PV) e Nereu Moura (PMDB).
Ainda na reunião foram confirmadas as convocações futuras do prefeito de Pontal do Paraná, Edgar Rossi; do prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten; do representante da Empresa Balneária Pontal do Sul Ltda., João Carlos Ribeiro; do procurador-geral do Estado, Paulo Sérgio Rosso; do cartorário do Registro de Imóveis de Pontal, Jorge Luís Moran; do cartorário do Registro de Imóveis de Paranaguá, Paulo Eduardo Manfredini; e do diretor-presidente do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG), Amílcar Cavalcante Cabral.
Segundo o relator da CPI, deputado Tião Medeiros, a comissão já recebeu uma série de documentos importantes referentes à investigação. “Agora vamos ao passo seguinte, com a oitiva das partes envolvidas. Estas pessoas vão prestar esclarecimentos sobre questões duvidosas envolvendo as denúncias. Queremos entender como, ao longo dos anos, essas transcrições e sucessões de propriedade ocorreram. Não sabemos se os encargos foram cumpridos adequadamente ou se de fato essas áreas estão regularmente na posse e propriedade de quem hoje ocupa o local”, afirmou o parlamentar. A Comissão também aprovou requerimento do relator solicitando a prorrogação dos seus trabalhos pelo prazo de 60 dias.