Deputada Luciana Rafagnin (pt)

06/10/2009 14h51 | por Thea Tavares (MTb 3207/PR) – (41) Jornalista: 9658-7588 / 7815-8454
“A nossa meta é diminuir as distâncias e fazer com que mais pessoas venham ao Sudoeste do Paraná”, afirma a deputada.A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) e o prefeito de Francisco Beltrão, Wilmar Reichembach, participaram ontem à noite, em Curitiba, da cerimônia que marcou o início das atividades da empresa Sol Linhas Aéreas no aeroporto Afonso Pena. A Sol, de propriedade do empresário Marcos Solano Vale, é a única empresa paranaense no transporte aéreo de passageiros e pretende interligar as médias cidades paranaenses e estados vizinhos, que não possuam esse modal, à Curitiba. O primeiro vôo da Sol decolará no próximo dia 12 de outubro, às 20h15, de Cascavel para Curitiba, onde a chegada está prevista para às 21h45. O superintendente da Infraero, Antônio Pallu, a presidente do PT-PR, Gleisi Hoffmann, o representante da prefeitura de São José dos Pinhais, Luiz Carlos da Rocha, o deputado federal André Vargas e o deputado estadual Elton Welter também participaram da solenidade. Integração RegionalInicialmente, a empresa vai oferecer seis alternativas diárias de vôos, interligando Cascavel, Foz do Iguaçu e Maringá à Curitiba. Mas, até o final do ano, com a aquisição de novas aeronaves, a empresa vai incorporar outras rotas regionais que deverão beneficiar as cidades paranaense de Umuarama, Guarapuava, Londrina e também a região Sudoeste, além da cidade catarinense de Chapecó. “Queremos promover a popularização do transporte aéreo no Brasil. Chegou a hora de todas as pessoas terem o direito de voar de Norte a Sul e de Leste a Oeste”, disse o presidente da empresa.A deputada Luciana vem, desde o ano passado, defendendo a incorporação da região Sudoeste ao mapa das rotas da Sol Linhas Aéreas. Ela considera a aviação regional como um fator importante de desenvolvimento. “A nossa meta é diminuir as distâncias e fazer com que mais pessoas venham ao Sudoeste. Temos dificuldades, hoje, para fazer da região um ponto de encontro para o fechamento de grandes negócios do Mercosul ou mesmo do governo federal e essas barreiras precisam ser superadas”, afirmou Luciana. A deputada ainda argumentou que “o projeto da ponte aérea pode ajudar também a trazer palestrantes de outros estados para as universidades da região, que, por causa do tempo que esse deslocamento exige, deixam de vir”. O prefeito de Francisco Beltrão defendeu a ideia, dizendo que as obras de readequação do atual aeroporto da cidade para atender as recomendações da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil - estão bastante adiantadas. “De imediato, estamos investindo com recursos próprios aproximadamente um milhão de reais em obras, que incluem o terminal de embarque, em duas etapas, a adequação da cerca do aeroporto ao padrão exigido, além da renovação da sinalização, da iluminação da pista, da aquisição de equipamentos novos e da construção de um portal”, informou Reichembach. A pista do aeroporto, segundo o prefeito, também já foi completamente recapeada para ficar em condições de atender essa demanda.Contatos: Assessoria de Imprensa Sol Linhas Aéreas – (45) 3326-9375 / (45) 9934-8822, com o jornalista Violar Sarturi; Deputada estadual Luciana Rafagnin – (41) 3350-4087 / 3350-4249 – Em Francisco Beltrão: (46) 3524-0939.