Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Deputada Luciana Rafagnin (PT) defende políticas permanentes e medidas emergenciais para enfrentar crise do leite no Paraná

Deputada Luciana Rafagnin (PT).
Deputada Luciana Rafagnin (PT). Créditos: Orlando Kissner/Alep

A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) voltou a cobrar medidas urgentes e políticas permanentes para garantir a sustentabilidade da cadeia produtiva do leite no Paraná. A parlamentar foi uma das preponentes, ao lado dos deputados Luiz Corti (PSB) Wilmar Recheimbach (PSD), na terça-feira (21), da audiência pública “Crise no Preço do Leite”, realizada no plenário da Assembleia Legislativa, que reuniu produtores, cooperativas e lideranças do setor.

O principal encaminhamento do encontro foi a tramitação em caráter de urgência e a futura aprovação do Projeto de Lei 888/2023, que proíbe a reconstituição de leite em pó de origem importada para venda como leite fluido e seu uso na fabricação de outros laticínios.

Segundo Luciana Rafagnin, o projeto representa um passo importante para valorizar o leite paranaense e enfrentar a concorrência desleal com o produto importado do Mercosul. “Esse é um momento bastante delicado e triste para a nossa agricultura, especialmente para a agricultura familiar, que predomina no nosso estado. Precisamos de uma política permanente que traga uma solução para o setor e, de imediato, de uma ajuda emergencial, porque os agricultores chegaram ao fundo do poço, estão trabalhando no vermelho”, afirmou.

A deputada lembrou que mais de 80% dos estabelecimentos rurais do Paraná pertencem à agricultura familiar e que quase 90% deles produzem leite. “Quando falamos do produtor de leite, estamos falando de famílias que não têm férias, feriados ou 13º. Entregam sua produção e só recebem depois de 30 ou 45 dias, sem saber quanto vão receber e se o valor cobrirá os custos”, destacou.

Fiscalização

Luciana defendeu ainda fiscalização rigorosa sobre o leite importado e maior apoio dos governos estadual e federal. “Precisamos saber a procedência desse leite que entra no nosso país. É fundamental uma fiscalização sanitária mais efetiva e políticas que garantam um preço mínimo para o produtor, assegurando que ele não trabalhe no prejuízo”, reforçou.

A deputada também comemorou o avanço do Governo do Estado em ampliar a compra pública de leite para crianças de até quatro anos, medida anunciada pelo secretário da Agricultura e deputado licenciado Márcio Nunes. “Encaminhei ofício pedindo a ampliação da compra do leite para crianças de até seis anos. Ainda que não tenhamos sido atendidos integralmente, já é um avanço importante. Essas medidas fortalecem os produtores e ajudam o Paraná a continuar sendo o segundo maior produtor de leite do país”, disse.

Luciana finalizou reafirmando seu compromisso com os agricultores familiares e com a busca de soluções duradouras para o setor. “Contem comigo, contem com o meu trabalho. Estamos juntos nessa luta, buscando uma solução definitiva para essa crise do leite. É preciso garantir dignidade, renda e futuro para quem produz esse alimento essencial nas nossas mesas”, concluiu.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação