
A deputada estadual Secretária Márcia Huçulak (PSD) participou nesta terça-feira (26/08) de uma reunião técnica no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington (EUA), em que foi tratado apoio técnico e financeiro da implementação de ações voltadas a pessoas idosas no Paraná.
O encontro finalizou a agenda oficial da viagem à capital norte-americana nesta semana. Márcia representou a Assembleia Legislativa na comitiva do governador Ratinho Jr, que recebeu a certificação do Paraná como Estado Amigo da Pessoa Idosa, concedido pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), ligada à Organização Mundial de Saúde (OMS).
O grupo foi composto ainda pela secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, responsável pelas ações do Estado na área, e pelo secretário de Saúde Beto Preto.
O certificado recebido pelo governador na segunda-feira (24/08) coloca o Paraná na Rede Global de Comunidades Amigas da Pessoa Idosa – trata-se do primeiro Estado da América do Sul no grupo, que tem mais de 1.700 participantes, sendo 51 cidades brasileiras (38 do Paraná).
A Opas considera o programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa uma referência e “um exemplo notável” para o resto Brasil.
“Completamos nossa missão”, disse Márcia. “Uma agenda completa, com reconhecimento da Organização Mundial da Saúde e a certeza de que o programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa será ampliado e beneficiará ainda mais a população.”
Apoio do BID
O encontro no BID alinhou apoio financeiro ao Estado para ampliar as ações. Desde 2019, o governo já encaminhou R$ 150 milhões aos municípios paranaenses para investimentos em obras que atendam às políticas da área.
Principal instituição financeira multilateral de apoio ao desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina, o banco lançou este ano, por exemplo, o BID Cuida, para apoiar a expansão de serviços e cuidados para pessoa idosa e também para crianças e pessoas com deficiência.
“O BID é um grande parceiro do Paraná”, disse Leandre. “Temos uma cooperação técnica em que estamos construindo o programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa. Queremos que envelhecimento no Paraná seja sinônimo de respeito, dignidade e qualidade de vida.”
A Organização das Nações Unidas (ONU), da qual a OMS faz parte, estabeleceu 2021-2030 como Década do Envelhecimento Saudável, com uma série de ações para tornar as sociedades mais inclusivas às pessoas idosas.