A deputada estadual Secretária Márcia Huçulak (PSD) participou nesta segunda-feira (25/08) da sessão na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em Washington (EUA), que certificou o Paraná como membro da Rede de Comunidades Amigas da Pessoa Idosa.
Márcia representa a Assembleia Legislativa na comitiva do governador Ratinho Jr. nos Estados Unidos, da qual fazem parte a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, e o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.
O encontro na Opas foi seguido de uma reunião com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o brasileiro Ilan Goldfajn, em que foi discutido apoio a programas estaduais de cuidado a mulheres e pessoas idosas, entre outros temas de relevância para o Estado, como a criação de um fundo soberano voltado a planejamento financeiro de longo prazo.
“É um orgulho muito grande representar nossa Assembleia Legislativa, o presidente Alexandre Curi e todos os colegas deputados e deputadas, numa agenda tão importante”, disse Márcia. “O Paraná é um estado que trabalha e cuida de todas as pessoas, principalmente das pessoas idosas.”
O governador, por sua vez, agradeceu o trabalho dos deputados no apoio às ações do Estado na área, canalizadas principalmente pelo programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa.
Nesta terça-feira (26/08), a deputada participa com Leandre de outra reunião no BID, mais específica, sobre financiamento a programas para idosos.
Importância
A Opas é a seção para as Américas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Já o BID é a principal instituição de financiamento e apoio técnico para desenvolvimento econômico e social da América Latina e desenvolve há anos um amplo portfólio de projetos no Brasil e no Paraná.
Exemplo
Durante a reunião de alto nível realizada na sede da Opas, o diretor de Sistema e Serviços de Saúde da organização, James Fitzgerald, destacou a liderança no Paraná na promoção dos direitos das pessoas idosas no Brasil.
Fitzgerald também reforçou a importância de replicar o exemplo paranaense nos países da América. A Organização das Nações Unidas (ONU), da qual a OMS faz parte, estabeleceu 2021 a 2030 como a Década do Envelhecimento Saudável, principal estratégia de alcance global sobre o tema; reúne governos e sociedade civil.
O Paraná é o primeiro Estado (unidade subnacional) a fazer parte da Rede na América Latina. As cidades paranaenses representam 75% (38) dos 51 municípios brasileiros já certificados pela Opas, incluindo Curitiba, onde Márcia foi secretária de Saúde entre 2017 e 2022.