NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Deputado Ademar Traiano (psdb)
11h24
por Rafaela Dorigo / (41) 9165-6151
2 min de leitura
572 visualizações
Nesta segunda-feira (11), os parlamentares discutiram, novamente, proposta do Executivo que estabelece os 6% para o funcionalismo público estadual. A matéria recebeu emendas da bancada de oposição, composta pelo deputado Traiano, para que o índice de aumento siga pelo menos o mesmo percentual que o concedido aos trabalhadores da iniciativa privada através do mínimo regional. A proposta aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), de 6%, corrige apenas as perdas ocasionadas pela inflação durante o ano de 2008. Na última quarta-feira (06), os parlamentares aprovaram, em primeira discussão, mensagem que concede o índice de 6% nos salários iniciais das tabelas de vencimento básico. A proposta beneficia quase 250 mil funcionários e representa aumento mensal de R$ 35,7 milhões. De acordo com o deputado Ademar Traiano (PSDB), líder da bancada tucana, o percentual deveria ser maior, considerando que, na opinião dele, o governo estadual deveria dar a mesma margem válida para o piso regional. “O governo fez a iniciativa privada pagar uma margem salarial maior, e não quer conceder aumento para o funcionário público”, protestou. O parlamentar usou a tribuna durante a sessão para defender aumento de cerca de 15%, o mesmo índice aplicado pelo governo ao novo salário mínimo regional. O aumento de 14,9% que a bancada de oposição defende não fere a Lei de Responsabilidade Fiscal, mantendo a folha de pagamentos dentro do limite de até 49% do orçamento estadual.
Notícias Relacionadas
18:27
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:22
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
13:31
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia mais
11:23
Projeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais