NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Deputado Plauto Miró Guimarães (dem)
19h16
por Carlos Souza / 41 3350-4015
2 min de leitura
607 visualizações
O deputado Plauto Miró Guimarães (DEM) pediu em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa que os demais parlamentares estaduais assinem uma proposição, de sua autoria, solicitando ao ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Roberto Lupi (PDT), a municipalização da Agência do Trabalhador de Ponta Grossa. A proposta também é defendida pelo prefeito Pedro Wosgrau Filho. Segundo o deputado, municipalizar a Agência do Trabalhador acarreta várias vantagens à cidade. “A principal é ter o poder de gerenciar a verba federal destinada à agência, responsável pela qualificação de centenas de trabalhadores em Ponta Grossa”, afirma Plauto, lembrando que a agência é responsável por diversos cursos de qualificação profissional. “Essa parcela da população realiza cursos para buscar qualificação da sua mão-de-obra e melhorar sua remuneração no mercado de trabalho”, acrescentou. O deputado também vai encaminhar o pedido aos deputados e o senador Osmar Dias (PDT), para que ele dê especial atenção ao assunto e possa trabalhar na possibilidade de agilizar o trâmite do processo em Brasília. “Meu partido, o Democratas, é oposição na esfera federal e estadual. E, infelizmente seus governantes não nos escutam. Contudo, nós nos sentimos no direito de pedir a interferência de nossos aliados, uma vez que a medida é extremamente benéfica para todos”, ponderou.Com a municipalização, as verbas do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT) - repassados através do Ministério do Trabalho e Emprego -, chegam diretamente à Agência, sem intermédio do governo do Estado, o que agiliza o recebimento do dinheiro. “Com a municipalização o destino da verba será mais adequado às necessidades de Ponta Grossa” relata Plauto Miró. Para ser municipalizada, é preciso que a cidade tenha mais de 300 mil habitantes, como é o caso de Ponta Grossa. Curitiba e Londrina já conseguiram a municipalização de suas agências.
Notícias Relacionadas
18:27
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
16:22
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
13:31
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia mais
11:23
Projeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais