
O deputado estadual Tercilio Turini (MDB) se reuniu nesta terça-feira (21), em Curitiba, com o diretor-geral da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Jamil Abdanur Júnior, para reforçar o pedido de implantação do curso de graduação em Geologia na Universidade Estadual de Londrina (UEL). A criação foi aprovada recentemente pelos conselhos da universidade e agora depende da contratação de oito docentes especializados para que as vagas possam ser ofertadas.
“É uma área em expansão, e existe apenas um curso superior no Paraná, em Curitiba. A UEL é reconhecida pela qualidade, e a nova graduação em Geologia abre oportunidades aos jovens em uma profissão com amplo campo de atuação”, afirma o deputado.
O dirigente da secretaria estadual se comprometeu a informar, nos próximos dias, como está a tramitação do processo. “Já havia conversado com o secretário Aldo Bona, que está de férias. Vou aguardar a atualização das informações e prosseguir com a articulação política na Assembleia Legislativa e junto ao Governo do Estado para conseguirmos ofertar o curso de Geologia o mais breve possível. É uma solicitação que tem apoio da comunidade universitária, de entidades empresariais e de outros segmentos. Como já existe toda a estrutura para a graduação, acreditamos que a contratação de oito docentes não seja impeditivo”, avalia Tercilio Turini.
Representantes da UEL que elaboraram o projeto do curso destacam que o geólogo pode atuar nas áreas de minérios, fertilizantes, águas subterrâneas, petróleo, meio ambiente, terras raras e outros setores produtivos que envolvem recursos naturais. Atualmente, existem 31 graduações em Geologia no Brasil, e a UEL pode se tornar a primeira universidade estadual paranaense a ofertar o curso, com a perspectiva de atender as regiões Norte e Oeste do Paraná, além de áreas de Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.
Para Tercilio Turini, a formação profissional em Geologia contribui para compatibilizar atividade econômica e sustentabilidade. “O Paraná e o Brasil têm muita riqueza natural que pode fomentar novos negócios, mas precisamos cuidar da preservação para evitar desequilíbrios e exploração predatória. Por isso, é essencial contar com recursos humanos especializados, que podem ser formados na nossa UEL”, ressalta o deputado estadual.