Deputados aprovam veiculação de campanhas para prevenção do câncer de pele nos cinemas O câncer de pele responde por 33% dos casos da doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer registra 180 mil diagnósticos por ano.

10/10/2018 16h43 | por Rodrigo Rossi
Sessão Plenária.10/10/2018

Sessão Plenária.10/10/2018Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Sessão Plenária.10/10/2018


A veiculação de informações e campanhas nos cinemas paranaenses para prevenção do câncer de pele, como parte das ações que integram anualmente a campanha do “Dezembro Laranja”, foi aprovada nesta quarta-feira (10) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em primeira votação. O projeto de lei nº 202/2017, de autoria do deputado Anibelli Neto (MDB), pretende chamar a atenção do público para a importância do diagnóstico cada vez mais precoce da doença.

Assim, antes da exibição do filme principal nas salas de cinema, deverão ser exibidas peças publicitárias de advertência e de estímulo para visitas periódicas ao médico, destacando-se também o necessário engajamento do poder público em intervenções educativas acerca do problema, sempre durante o mês de dezembro, quando tem início o período de verão.

Já o projeto de lei nº 434/2015, dispondo sobre a obrigatoriedade de instalação de banheiros em ônibus intermunicipais cujos percursos sejam iguais ou superiores a setenta e cinco quilômetros, ou que tenham duração de viagem superior a duas horas, de iniciativa do deputado Professor Lemos (PT), que estava em segundo turno de discussão, recebeu emenda e por isso retorna à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Outros três projetos foram aprovados em segundo turno. De autoria do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), o projeto de lei nº 442/2015 cria o Regularizador Social; o projeto de lei nº 537/2016 dispõe sobre a cobrança antecipada de exames e medicamentos nos estabelecimentos como hospitais privados, centros clínicos, consultórios médicos e congêneres, de iniciativa do deputado Gilberto Ribeiro (PP); e de iniciativa do deputado Tadeu Veneri (PT), o projeto de lei nº 877/2017, que declara patrimônio cultural imaterial do Paraná os saberes, conhecimentos e práticas tradicionais de saúde dos ofícios tradicionais de saúde popular e cura religiosa.

Redação final – Em redação final constavam ainda na pauta o projeto de lei nº 165/2017, que institui a Região Turística Norte do Paraná, dos deputados Tercílio Turini (PPS) e Claudia Pereira (PSC); e o projeto de lei nº 748/2017, inserindo no calendário oficial de eventos turísticos do Paraná o Maringá Encantada, a ser comemorado anualmente no mês de dezembro, no município de Maringá, proposto pelo deputado Evandro Araújo (PSC). Ambas as proposições foram aprovadas.


 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação