Deputados, prefeitos e Governo se unem pelo pacto federativo em posse da AMP

23/04/2019 16h07 | por Cláudia Ribeiro
Podcast
Municipalismo. Coletividade. Melhor distribuição dos recursos. Estas foram as palavras mais pronunciadas durante a eleição e posse do Conselho Diretor, Conselho Fiscal e dos Comitês Permanentes da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), na manhã desta terça-feira (23), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Diversas lideranças, representantes de 18 associações regionais de municípios, um grande número de deputados e centenas de prefeitos participaram. Além de autoridades, como o governador em exercício, Darci Piana; o prefeito de Curitiba em exercício, Eduardo Pimentel (PSDB); o secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva; o secretário de Turismo e Desenvolvimento Sustentável, Márcio Nunes; deputado federal Sérgio Souza (MDB): e o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziukoski, entre outros.

Como a eleição teve chapa única, o novo presidente da AMP, Darlan Scalco (PSDB), foi empossado assim que os prefeitos formalizaram o voto. Ele é prefeito de Pérola, no Noroeste do estado. Está no segundo mandato e já foi presidente da Amerios (Associação dos Municípios de Entre Rios). Scalco lembrou que, entre os principais desafios, está o Pacto Federativo e as despesas com pessoal e aposta na terceirização dos serviços.

(Sonora)

O agora ex-presidente da AMP, Frank Ariel Schiavini (MDB), prefeito de Coronel Vivida, ficou à frente da Associação por um ano em substituição a Marcel Micheletto (PR), hoje deputado estadual. Como último ato, aproveitou para entregar um documento ao governador em exercício, assinado por diversos prefeitos, pedindo que o reajuste anunciado pela Sanepar na taxa de água e esgoto não aconteça. Frank disse que procurou cumprir os desafios impostos na gestão da AMP e ressaltou que o apoio da Assembleia foi fundamental para isso.

(Sonora)

Marcel Micheletto, que já foi prefeito de Assis Chateaubriand, no Oeste do Paraná, e que representou oi presidente da Assembleia Legislativa no evento, o deputado Ademar Traiano (PSDB), disse que, ao lado dos outros parlamentares, fará todo o esforço para apoiar os prefeitos e os municípios, já que são neles que a população vive. E afirmou que há um ambiente político hoje favorável para isso.

(Sonora)

No discurso, Darci Piana citou a experiência que tornou a Colômbia um dos países de maior relevância comercial da América Latina, quando passou a destinar 70% dos recursos do Tesouro aos municípios. Ele defende que percentuais mais altos também sejam repassados aos municípios no Brasil com a concretização do Pacto Federativo.

(Sonora)

A Associação dos Municípios do Paraná, criada há mais de 50 anos, está entre as principais interessadas nessa mudança, afinal, hoje voltam para os municípios, entre 10% a 15% dos recursos produzidos por trabalhadores, empresários, cooperativistas. 25% vão para os Estados e 65% ficam no Governo Federal.  O 1º secretário da Alep, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), acredita que, AMP, Governo e Assembleia juntos poderão inverter essa lógica e fortalecer os municípios.

(Sonora)

Também prestigiaram a posse, os deputados Nelson Luersen (PDT), Hussein Bakri (PSD), Delegado Recalcatti (PSB), Emerson Bacil (PSL), Do Carmo (PSL), Michele Caputo (PSDB), Arílson Chioratto (PT), Boca Aberta Júnior (PSL), Elio Rusch (DEM) e Paulo Litro (PSDB).