Dia Nacional da Sukyo Mahikari é tema de debate na Assembleia Legislativa

22/11/2016 15h04 | por Kharina Guimarães
Audiência Pública sobre o "Dia Nacional da Sukio Mahikari" 22/11/2016.

Audiência Pública sobre o "Dia Nacional da Sukio Mahikari" 22/11/2016.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Audiência Pública sobre o "Dia Nacional da Sukio Mahikari" 22/11/2016.

O trabalho desenvolvido pela organização espiritual Sukyo Mahikari no Paraná foi apresentado à comunidade nesta terça-feira (22), durante audiência pública do Conselho Parlamentar da Cultura da Paz (ConPaz), comandado pelo deputado Péricles de Mello (PT). O debate com a sociedade é uma das etapas do processo para instituir o Dia Nacional da Sukyo Mahikari.
Para que um projeto de lei seja apresentado no Congresso Nacional para instituir o Dia Nacional da Sukyo Mahikari em 27 de fevereiro, a Lei federal nº 12.345, de 9 de dezembro de 2010, determina a realização de consultas e audiências públicas para definição do critério de alta significação. “Recebemos essa proposta com a maior alegria, porque eu coordeno o Conpaz, que nasceu de um grupo inter-religioso de diálogo. Uma das principais questões que afeta a humanidade hoje é o fundamentalismo religioso e essas igrejas e organizações de tradição oriental são muito abertas ao diálogo. Eles acreditam na multiplicidade. É muito importante que se desenvolvam no Brasil”, ressalta o deputado Péricles de Mello.
Líderes da organização fizeram uma breve apresentação sobre a origem da Sukyo Mahikari no Japão e a expansão pelo mundo. A estimativa é de que a filosofia tenha mais de um milhão de seguidores no mundo. No Brasil, 300 mil simpatizantes e adeptos estão distribuídos em 17 sedes, sendo mais de 15 mil praticantes no Paraná. Seguidores da filosofia também tiveram a oportunidade de fazer relatos de suas experiências dentro da organização. Além da filosofia espiritual, a organização tem atuação nas áreas da saúde, ciências, economia, educação e agricultura sustentável.
O presidente da Sukyo Mahikari de Curitiba, Juan Sanchez Ortin, destacou a importância do reconhecimento nacional. “Para nós é uma grande honra o fato de recebermos esse reconhecimento da própria sociedade com relação a essa data. É uma alegria muito grande podermos mostrar para a humanidade o significado da Mahikari e porque ela foi constituída. Seremos o único país no mundo que institui o Dia da Sukyo Mahikari”.
Datas comemorativas já foram instituídas em onze estados, incluído o Paraná, e em 16 municípios. O dia 27 de fevereiro foi escolhido por ser a data de nascimento do fundador da organização, mestre Kotama Okada.

 

 

Ouça o Podcast relacionado





 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação