
Trabalhadores que atuam pela segurança e a ordem pública, guardas municipais de Araucária e Campo Largo, municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foram homenageados na manhã desta sexta-feira (29) pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A solenidade, proposta pelo deputado Ricardo Arruda (PL), ocorreu no Plenário.
“O serviço da guarda é essencial, são pessoas que colocam a vida deles em risco para defender a nossa segurança. Às vezes, o trabalho policial ninguém vê, é um trabalho solitário. O reconhecimento é uma prova de respeito e apoio a eles”, afirmou Arruda. "Vocês são o escudo que protege, a mão que ajuda e o exemplo que inspira", afirmou o parlamentar, se dirigindo aos homenageados.
Vídeos institucionais que mostram os trabalhos das duas corporações foram exibidos ao longo da sessão solene. A solenidade homenageou 49 guardas municipais dos dois municípios – 32 de Araucária e 17 de Campo Largo. Ambas as corporações exercem papel fundamental na garantia da segurança preventiva dos locais públicos, ruas, parques, jardins, praças, escolas, cemitérios, mercados, feiras livres e demais locais de ambos os municípios, orientando o público nos eventos locais, cooperando como polícia administrativa, entre outras funções.
De um efetivo inicial de 180 guardas, a Guarda Municipal de Araucária é composta hoje por 275 GMs atuando nas ruas da cidade. A corporação completou 23 anos de fundação em fevereiro deste ano – a criação foi firmada pela lei municipal nº 1364. Em janeiro deste ano, a corporação promoveu um novo concurso público para reforçar as equipes.
"É o reconhecimento do nosso trabalho. Segurança pública não é feita em gabinetes, é feita diretamente junto com a comunidade, nas ruas", destacou Laurency Kendi Casagrande, comandante da Guarda Municipal De Araucária. Ele elogiou a estrutura da corporação hoje, que conta com 30 viaturas próprias e armamento sofisticado. O efetivo está distribuído em cinco equipes de plantão, que garantem segurança 24h por dia aos cidadãos araucarianos.
Já a trajetória da Guarda Municipal de Campo Largo teve início em 2008, quando a lei de fundação sancionada cinco anos antes foi efetivada e deu luz à corporação. Hoje, 54 agentes constroem a GMCL, que celebra seu 17º ano de vida no próximo dia 7 de setembro. "Normalmente atuamos com a parte ruim da sociedade, em momentos de desespero, de angústia e de dor. Esse reconhecimento é extremamente importante para nós", ressaltou o comandante da GMCL, Marcos Roberto Leitão. Ele integra a corporação desde a sua origem, sendo parte da primeira turma de formados.
"A cada dia, não só a Guarda Municipal, mas a sociedade como um todo, se preocupa com segurança. A falta de segurança é uma epidemia e bate nas nossas casas em momentos que menos esperamos", afirmou Adilar Marcelo De Lima, vice-presidente da Comissão De Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Paraná (OAB/PR).
Também compuseram a mesa a Chrystiane Barbosa Pianaro Chemin, vice-prefeita de Campo Largo; Renato José Traczynski, diretor operacional da Guarda Municipal de Araucária; Vilmar Messias da Silva, subcomandante da Guarda Municipal de Campo Largo; Maximiliano Carneiro da Silva, comandante da Ronda Ostensiva Municipal de Araucária (Romu); e João Aparecido de Freitas, secretário municipal de Ordem Pública de Campo Largo.