Lançamento de frente parlamentar marcará audiência pública de debate da violência contra a mulher
A Frente Parlamentar dos Homens pelo fim da violência contra às Mulheres terá a coordenação do deputado professor Lemos (PT).
Debater a violência contra as mulheres para propor políticas públicas para o enfrentamento do problema é o objetivo da audiência pública que acontecerá na manhã de terça-feira (3), às 9 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. O lançamento da Frente Parlamentar dos Homens pelo fim da violência contra as Mulheres, uma proposta do deputado Professor Lemos (PT), contará com a presença de parlamentares de outros estados, como o deputado estadual gaúcho, Edgar Pretto, coordenador de frente parlamentar que leva o mesmo nome na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e ainda membro do Comitê Mundial ElesPorElas, além de representantes da ONU Mulheres Brasil.
“A frente paranaense nasce de uma demanda que nos foi apresentada. A violência contra as mulheres é uma triste realidade no Brasil e é preciso acabar com isso. Os homens precisam ser conscientizados, sensibilizados e compreender que o combate à violência contra a mulher é uma responsabilidade e uma obrigação de toda a sociedade”, explica o deputado Professor Lemos sobre os índices brasileiros, país que ocupa a quinta posição mundial no ranking de feminicídio, com 4,8 mortes para cada 100 mil mulheres.
O Paraná é o terceiro estado no Brasil em números de feminicídios, com um aumento de 24,6% nas ocorrências de violência doméstica no primeiro semestre de 2019 em relação ao mesmo período de 2018, segundo dados divulgados pelo Governo do Estado. "O feminicídio é uma triste realidade no país. Por exemplo, entre 1980 e 2013, 106 mil pessoas morreram por serem mulheres e 95% dos assassinos são companheiros ou ex-companheiros. Pior, entre as que sofreram algum tipo de violência, 74% são negras ou pardas. Nossa luta é para acabar com isso. A Frente Parlamentar é mais um instrumento para essa luta”, afirma Lemos.
Frente Parlamentar - A Frente Parlamentar de Homens pelo fim da violência contra as Mulheres será integrada pelos deputados: Professor Lemos (PT), coordenador; Ademar Traiano (PSDB); Arilson Chiorato (PT); Cobra Repórter (PSD); Douglas Fabricio (PPS); Delegado Jacovós (PL); Emerson Bacil (PSL); Evandro Araújo (PSC); Francisco Bührer (PSD); Gilson de Souza (PSC); Goura (PDT); Luiz Claudio Romanelli (PSB); Michele Caputo (PSDB); Nelson Luersen (PDT); Paulo Litro (PSDB); Requião Filho (MDB); e Tadeu Veneri (PT).
Notícias Relacionadas
Deputado Professor Lemos (PT) celebra aprovação do novo piso nacional do magistério e cobra cumprimento da lei no Paraná
Senado aprovou medida que garante reajuste acima da inflação para professores da educação básica; deputado denuncia que Governo do Paraná paga abaixo do piso nacional no Estado.
Leia maisAudiência Pública online reúne especialistas para debater saúde trans, combate à LGBTIfobia e políticas inclusivas no Paraná
Iniciativa foi da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia, presidida pelo deputado Professor Lemos (PT).
Leia maisRelatório da SEFA detalha alta nos investimentos acima do mínimo constitucional em Saúde e Educação
Secretário da Fazenda do Paraná, Norberto Ortigara, apresentou balanço do primeiro quadrimestre de 2026 em Audiência Pública no Plenário.
Leia maisFrente Parlamentar da Nefrologia inicia os trabalhos na Assembleia Legislativa
Coordenada pela deputada Cristina Silvestri (PP), a frente busca aprimorar o atendimento aos pacientes com doenças renais no Paraná.
Leia mais