Mercosul e União Europeia serão temas de audiências de Comissão da Alep Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais presidida pelo deputado Luiz Carlos Martins vai realizar duas audiências públicas para debater projetos de interesse do Paraná.

14/10/2019 16h58 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputados que integram a Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais vai realizar audiência pública para debater o acordo de cooperação econômica firmado entre o Mercosul e a União Europeia.

Deputados que integram a Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais vai realizar audiência pública para debater o acordo de cooperação econômica firmado entre o Mercosul e a União Europeia.Créditos: Kleyton Presidente/Alep

Deputados que integram a Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais vai realizar audiência pública para debater o acordo de cooperação econômica firmado entre o Mercosul e a União Europeia.

A Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) vai realizar duas audiências públicas para debater projetos de interesse do Paraná. A primeira vai discutir o acordo de cooperação econômica firmado entre o Mercosul e a União Europeia. “O Paraná é grande exportador para o continente europeu, especialmente de produtos agropecuários e a Assembleia precisa entender como pode ajudar o Estado a se posicionar diante dessa nova realidade”, disse o presidente da Comissão, deputado Luiz Carlos Martins (PP).

O encontro será coordenado pelo vice-presidente da Comissão, deputado Goura (PDT). “Pretendemos reunir especialistas no assunto e representantes do G-7, que reúne as principais entidades do setor produtivo do Estado, como FIEP, ACP, FAEP e Ocepar”, afirma Goura. “Precisamos saber se há necessidade de alguma legislação estadual específica para o acordo funcionar”, acrescentou. Se sim, a Comissão pretende encaminhar os projetos ainda neste ano.

A segunda audiência pública, a ser realizada em Foz do Iguaçu, vai avaliar a proposta que tramita na Câmara Federal, de autoria do deputado paranaense Giacobo, que cria a Zona Franca de Foz do Iguaçu. “A Zona Franca é uma reivindicação antiga da região Oeste e pode provocar mudanças econômicas e sociais profundas, com reflexos em todo o Estado”, avalia o deputado Luiz Carlos Martins. O objetivo é recolher subsídios para a aprovação da proposta no Congresso Nacional.

A Comissão também vai realizar uma reunião especial para ouvir o deputado federal Ricardo Barros, membro do Parlasul, para tomar ciência dos resultados do Seminário sobre a Ferrovia Bioceânica Paranaguá-Antofagasta (Chile), ocorrido no dia 12 de agosto de 2019 em Assunção – Paraguai. “A ferrovia bioceânica representa um salto extraordinário no acesso aos mercados da Ásia para os produtos paranaenses, daí sua importância”, afirma o deputado Goura.

A Comissão já está de posse de um relatório com estudos realizados pela Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). “Vamos avaliar o projeto e ver de que forma a Assembleia pode contribuir”, adianta o presidente da Comissão, deputado Luiz Carlos Martins. “Nossa intenção é contribuir para o desenvolvimento do Paraná e sua gente”, acrescenta. “O assunto é muito importante e precisa ser debatido em profundidade, com a presença de todos os integrantes da Comissão”, defendeu o deputado Galo.

A agenda para as audiências públicas e para a reunião especial será definida na próxima reunião da Comissão, a ser convocada pelo presidente nas próximas semanas. “Nossa intenção é debater estes assuntos ainda neste ano”, adianta o presidente Luiz Carlos Martins.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação