Ministro Paulo Bernardo se reúne com deputados e prefeitos na Assembleia

20/05/2013 17h39 | por Assessoria de Imprensa, com a colaboração do jornalista Luiz Henrique Rossi.
Presidente do Legislativo paranaense, deputado Valdir Rossoni (PSDB).

Presidente do Legislativo paranaense, deputado Valdir Rossoni (PSDB).Créditos: Sandro Nascimento/Alep (crédito obrigatório)

Presidente do Legislativo paranaense, deputado Valdir Rossoni (PSDB).
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, reuniu-se nesta segunda-feira (20) com prefeitos do Vale do Ribeira e com os deputados Elton Welter, Enio Verri e Toninho Wandscheer, da bancada do PT, na Assembleia Legislativa. Bernardo informou que a conversa tratou das demandas em torno das ações do Ministério, “particularmente sobre os serviços de telefonia fixa, móvel e internet, que é deficiente segundo relato dos prefeitos”.
O ministro informou que muitos dos administradores municipais ainda não haviam recebido a informação de que foi licitado no ano passado e que será implantado, a partir do ano que vem, a internet na área rural em todo o Brasil. “É evidente que para uma região como a do Vale do Ribeira, que tem uma população de baixa renda, serviços com qualidade a desejar, isso será muito importante. Queremos começar a implantação em janeiro de 2014, e devido ao tamanho de nosso país, a conclusão ocorrerá em dois anos” disse Bernardo.
Outro programa que também chama a atenção dos prefeitos, segundo Paulo Bernardo, é o “Cidade Digital”, que leva internet aos pequenos municípios. Ele citou o exemplo da cidade de Doutor Ulysses, onde o sistema já está implantado, mas pode ser melhorado. “Os municípios que utilizam este serviço atendem a demanda da prefeitura e oferecem para a população a internet ‘wi-fi’ sem custos. Há muitos inscritos para o programa e pretendemos atender ao menos 300 municípios ainda este ano” explicou.
Celular nos distritos – No início do mês o deputado Elton Welter esteve em Brasília conversando com a secretaria de Inclusão Digital, Lygia Pupato, sobre o sistema “Cidade Digital”, e solicitou que na segunda fase de licitação mais municípios fossem beneficiados. Paulo Bernardo declarou que a “reinvindicação do deputado é que haja a extensão deste serviço na zona rural e distritos. A telefonia celular é obrigatória para todas as cidades brasileiras, nem que seja com a tecnologia 2 G, que é mais antiga. Nós apostamos na internet rural e levantamos que existem aproximadamente 10 mil localidades no Brasil que precisam ser conectadas imediatamente à internet, que hoje não é um artigo de luxo, mas sim uma necessidade” explicou.