Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Novo Regimento da Assembleia depende apenas de publicação em Diário Oficial para entrar em vigor

Novo texto, exaustivamente debatido pelos deputados, deve garantir mais agilidade e transparência ao processo legislativo.


Reivindicação antiga dos parlamentares estaduais, foi aprovada em agosto deste ano a reforma do Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Paraná, que aguarda apenas a publicação em Diário Oficial para entrar em vigor. Ainda na Legislatura passada foi criada uma Comissão Especial para tratar do assunto. Com o objetivo de sanar lacunas e deficiências constantes no texto que reúne as normas de funcionamento da Casa, os trabalhos foram retomados na atual Legislatura e resultaram no Projeto de Resolução nº 38/2015, assinado pela Comissão Executiva, presidida pelo deputado Ademar Traiano (PSDB).

Entre as mudanças introduzidas está a definição de um regulamento específico para o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, um dos pontos mais frágeis do regimento antigo, em vigor. Na avaliação de Traiano, as alterações, exaustivamente debatidas pelos deputados no âmbito da comissão especial e em Plenário, irão conferir maior celeridade aos trabalhos do Legislativo, tornando-os mais transparentes e acessíveis ao entendimento.

Antes disso, ainda no início do ano passado, a Assembleia já havia aprovado a Resolução nº 1/2015, assinada por 35 deputados da base de apoio ao Governo, que revogou o artigo 107 do Regimento Interno, pondo fim à possibilidade de transformação do Plenário em Comissão Geral, com o objetivo de acelerar a tramitação de projetos. O mecanismo, motivo de constantes reclamações, permitia que a análise fosse feita em um único dia, inviabilizando um estudo mais profundo por parte das comissões técnicas permanentes da Casa.

Entre as várias medidas adotadas com o objetivo de conferir maior eficiência ao processo legislativo está a ampliação da possibilidade de coautoria na elaboração e apresentação de propostas. Isso permite que projetos semelhantes sejam reunidos num único texto, reduzindo a burocracia.

Com o mesmo intento, as Diretorias Legislativa e de Assistência ao Plenário passaram a acompanhar de perto a tramitação dos pedidos de informação formulados pelos parlamentares, garantindo o cumprimento de prazos e uma agilidade maior na obtenção das informações requeridas.  

 



Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação