O Assembleia Entrevista desta semana apresenta histórias do fotojornalismo e das grandes coberturas esportivas pelo mundo O bate-papo com o fotojornalista Orlando Kissner vai ao ar na TV Assembleia nesta quinta-feira (11), às 11 horas.

10/08/2022 10h23 | por Eduardo Santana
Orlando Kissner, fotógrafo com quase 50 anos de carreira e passagem pelos principais veículos de comunicação, é o convidado do programa Assembleia Entrevista desta quinta-feira (11).

Orlando Kissner, fotógrafo com quase 50 anos de carreira e passagem pelos principais veículos de comunicação, é o convidado do programa Assembleia Entrevista desta quinta-feira (11).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Orlando Kissner, fotógrafo com quase 50 anos de carreira e passagem pelos principais veículos de comunicação, é o convidado do programa Assembleia Entrevista desta quinta-feira (11).

Histórias do fotojornalismo e das grandes coberturas de Copas do Mundo, Olimpíadas, Fórmula 1 e política conduzem a próxima edição do programa Assembleia Entrevista, que vai ao ar nesta quinta-feira (11) às 11 horas. A atração da TV Assembleia promove um bate-papo com Orlando Kissner, fotógrafo com quase 50 anos de carreira e com passagens pelos jornais O Estado do Paraná, Tribuna do Paraná, Estado de São Paulo, revista Placar e pelas agências Estado, France Press e Associated Press.

Durante a entrevista, Kissner fala sobre seu início no fotojornalismo, nos anos 70, que ocorreu de maneira inusitada quando ainda era motorista do jornal Tribuna do Paraná. “Um dia, teve o famoso acidente do caminhão de explosivos e eu estava lá. Fiz uma das fotos que foram publicadas na Tribuna e daí não parei mais”, conta.

No bate-papo, o fotógrafo também faz um relato sobre como a dinâmica das coberturas jornalísticas mudou após a conversão da fotografia analógica para a digital. “Era muito diferente. Antes mandávamos fotos para as redações por carro, moto e até mesmo avião. E na redação se revelava, ampliava e aí ia para o jornal. Dos estádios, passávamos imagens por um aparelho chamado telefoto. Hoje em dia se transmite via internet 600 fotos em 30 segundos”, explica.

Kissner também contou sobre sua passagem pelos principais veículos de imprensa do país, pelos quais teve a oportunidade de cobrir grandes eventos esportivos como cinco Copas do Mundo, nove Copa América, dezenas de grandes prêmios de Fórmula 1, incontáveis jogos de Campeonato Brasileiro, Estaduais, Copa do Brasil, Libertadores da América e Mundial Interclubes, e até uma corrida de cachorro no currículo.

Foi numa dessas coberturas que Kissner clicou o segundo gol da vitória por 3x2 da Seleção Brasileira sobre a Holanda, nas quartas-de-final da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos. O tento foi anotado pelo atacante Bebeto, que comemorou simulando o embalo de um bebê para homenagear o filho Mattheus, que acabara de nascer. “Foi ali que o mundo inteiro descobriu que o filho do Bebeto tinha nascido. E ele resolveu contar ao mundo bem na minha frente”, recorda Kissner.

Para ouvir outras histórias, confira o papo completo na programação da TV Assembleia e nas redes sociais do Legislativo (Canal 10.2 da TV aberta e no canal 16 da Claro/Net).

Programa

Repaginado, o Assembleia Entrevista ouve pessoas da comunidade que se destacam por trabalhos e serviços que prestam à população. A atração, que vai ao ar às quintas-feiras, às 11 horas, com reprises ao longo da semana, tem como cenário o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação